-->

Transporte Pneumático: Fase Densa e Diluída

O Transporte Pneumático é um transporte no qual as partículas solidas são movimentadas através de um fluxo de ar por uma tubulação. Isso ocorre, pois quando a vazão do fluido (ar) aumenta muito se perde o leito fluidizado (que é um leito no qual o ar passa em uma vazão baixa por um solido sem movimenta-lo), Com isso começa a ocorrer o transporte das partículas solidas pela tubulação.

Nesse tipo de transporte pode se transporta partículas solidas de tamanhos que podem variar de pós-finos a grandes grãos com densidades aparentes de 16 a 3200 kg/m3.


transporte pneumático
Sistema de transporte pneumático para negro de fumo
O transporte pneumático teve seu uso bem acentuado no começo do século 20, devido algumas de suas principais características:
  • Baixo custo de manutenção e operação
  • Grande variabilidade de produtos transportados, podendo transporta Alumina, óxido de alumínio, alimento para bebês, argila, barita, bauxita, bentonita, bórax, carbonato de cálcio, cloreto de cálcio, negro de fumo, cimento, café (cru, torrado, moído), detergente, feldspato, carvão, farinha, cinza, fluorita, areia, mistura para vidro, caco de vidro, gesso, óxido de ferro, caulim, cianita, calcário, magnésio, leite em pó, amendoim, resina de PVC, sal, sílica, barrilha, sulfato de sódio, metal, enxofre, açúcar, dióxido de titânio e muitos outros. Mas antes de fazer qualquer tipo de transporte deve ser levado em consideração o grau de corrosão do produto na tubulação, o material da tubulação e a velocidade na qual vai ser transportado o produto.
  • Grande flexibilidade nos projetos, pois pode se transporta horizontalmente ou verticalmente.
  • Maior segurança no transporte em relação a alguns tipos de transporte

Transporte pneumático: fase densa e diluída


O transporte pneumático em fase densa é o método que pode ser o   mais confiável e eficiente no transporte de uma grande variedade de sólidos secos a granel. Nesse tipo de transporte devido a sua alta pressão (maior que 43 psi) ,Você consegue transporta uma grande quantidade de sólidos de uma forma pulsante em porções pequenas pela a linha de transporte com velocidades baixas variando entre 0,2 a 5 m/s , utilizando pouco ar.Devido a velocidade ser baixa nesse tipo de transporte ,ele acaba sendo mais seguro para o transporte de produtos frágeis (como granulares e cristalinos) , Pois como a velocidade é baixa nesse transporte , se reduz bastante a porcentagem de degradação do produto durante o transporte dele pela tubulação.

transporte pneumatico fase densa
Transporte pneumático em fase densa

Já o transporte pneumático em fase diluída é um transporte feito em baixa pressão (14,7 psi) e nele é empregada uma grande quantidade de ar através do uso de sopradores ou ventiladores para mover quantidades significativamente pequenas de material em altas velocidades variando de 10 a 30 m/s. Devido a sua alta velocidade , ele é recomendado para o transporte de pó e matérias que não são frágeis.


transporte pneumatico fase diluida
Transporte pneumático em fase diluída

Referências

  • Apostila de Transportadores Contínuos para Granéis Sólidos-UFBA
  • Aula 22 – OPERAÇÕES UNITÁRIAS I (Transferência de quantidade de movimento) – Transportadores pneumáticos-Unicamp

Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

1 Comentários de "Transporte Pneumático: Fase Densa e Diluída"

29 de março de 2018 às 17:26

muito bom seu site

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top