-->

Toxicidade do chumbo e os sintomas da doença causada pelo chumbo

O chumbo é um metal pesado altamente tóxico para os seres humanos e o meio ambiente. A exposição ao chumbo pode ocorrer por meio da ingestão, inalação ou contato dérmico com materiais que contenham chumbo, como tintas, água contaminada, poeira, alimentos e produtos industrializados.

Toxicidade do chumbo e os sintomas da doença causada pelo chumbo - agua do mar contaminada

A toxicidade do chumbo pode afetar diversos sistemas e órgãos do corpo humano, como o sistema nervoso central, os rins, o sistema cardiovascular e o sistema reprodutivo. Em crianças, a exposição ao chumbo pode causar danos neurológicos irreversíveis, afetando o desenvolvimento cognitivo e comportamental. Em adultos, a exposição crônica ao chumbo pode levar a problemas de saúde, como doenças renais, danos ao sistema cardiovascular e redução da fertilidade.

Breve histórico do uso do chumbo e as suas propriedades


O chumbo é um metal cinza-azulado encontrado em pequenas quantidades na crosta terrestre, geralmente associado a minérios, principalmente aos que contêm zinco.

galena chumbo toxicidade impuro sulfeto doença
A maioria de todo o Chumbo impuro do planeta é encontrado na forma de galena (sulfeto de chumbo – PbS) – minério mais comum. Sendo encontrado junto a outros metais, como: Cobre, Zinco, Prata e Tório; além de Urânio.

O chumbo possui um baixo ponto de fusão (327,5 °C), a ductibilidade e a facilidade de formar ligas, devido a essas características, o chumbo acabou sendo muito utilizado pelo homem, desde a antiguidade, para a confecção de utensílios domésticos, armas, adornos e etc. Tendo isso causado diversos casos de intoxicações ocupacionais e ambientais, pois a toxicidade do chumbo era desconhecida e, seu manuseio era precário.

torneiras romanas chumbo antigas toxicidade doença
Torneiras romanas de chumbo

A toxicidade do chumbo teve seus primeiros relatos há mais de 2000 anos. No entanto, na primeira revolução industrial no século XVIII, quando a utilização do chumbo atingiu uma grande escala, os casos de intoxicação com o chumbo cresceram muito, pois às condições de manuseio do chumbo ainda eram precárias, sem conta, que muitas pessoas ainda não tinham o conhecimento da toxicidade do chumbo.

Hoje apesar de se ter maior conhecimento sobre a toxicidade do chumbo, ainda não tem como se proteger 100%, alguém que trabalha com seu manuseio, mas tem como evitar que o resíduo do chumbo contamine rios, lagos e mangues. No entanto, ainda acontecem algumas tragédias de contaminação, como no caso da COBRAC em Santo Amaro (Ba).

cobrac foto companhia brasileira chumbo toxicidade
Foto da antiga Companhia Brasileira de Chumbo (COBRAC), responsável por transformar a cidade de Santo Amaro da Purificação (Bahia) em uma “cidade de chumbo”.

Quais são os Perigos do Chumbo?


Os perigos do chumbo incluem a exposição crônica aos níveis elevados, que pode causar danos ao sistema nervoso, problemas de saúde mental, danos nos rins, anemia, danos no fígado, problemas de saúde reprodutiva, inflamação do sistema digestivo e câncer.


Água contaminada com chumbo pb toxicidade do chumbo

A exposição ao chumbo também pode causar danos ao sistema imunológico, particularmente em crianças que ainda estão se desenvolvendo. Em doses mais elevadas, o chumbo pode levar à morte.

Aspectos toxicológicos do chumbo


O chumbo é altamente tóxico para os seres humanos e animais. Os efeitos toxicológicos do chumbo dependem da forma, dose e via de exposição. Os efeitos agudos da exposição ao chumbo incluem dores de cabeça, náuseas, vômitos, diarreia, fadiga e, às vezes, convulsões. A exposição crônica pode levar a danos renais, anemia, problemas neurológicos, danos no sistema reprodutivo, crescimento retardado, cegueira e até mesmo morte. 


Sintomas de envenenamento por chumbo pb - toxicidade do chumbo

O chumbo também pode afetar negativamente o desenvolvimento mental e comportamental de crianças, bem como a saúde pulmonar, cardiovascular e reprodutiva. Portanto, é importante tomar medidas para reduzir ou eliminar a exposição ao chumbo.

Toxicodinâmica do chumbo


A toxicodinâmica do chumbo é o estudo dos efeitos tóxicos que o chumbo tem sobre o corpo humano. O chumbo é um elemento químico altamente tóxico, que pode causar danos ao sistema nervoso, rins, sistema cardiovascular e outros órgãos.

Quando exposto a altas concentrações de chumbo, os sintomas incluem dor de cabeça, náusea, vômito, diarréia, dor abdominal e fraqueza. O chumbo também pode afetar a memória, a capacidade de aprendizado e o desempenho cognitivo. A exposição crônica ao chumbo pode levar a problemas renais, anemia e problemas neurológicos.

O chumbo pode entrar no corpo através da inalação, ingestão ou absorção cutânea. A exposição ao chumbo é particularmente perigosa para as mulheres grávidas, pois pode resultar em defeitos congênitos.

Como ocorre a contaminação por chumbo


O chumbo não apresenta nenhuma função fisiológica conhecida sobre o organismo de seres humanos e animais. Quando o chumbo entre em contato com o organismo, o mesmo não sofre metabolização, sendo complexado por macromoléculas, diretamente absorvido, distribuído e excretado.

Fábrica de fundição de chumbo e área contaminada por chumbo

As vias de contaminação podem ser a inalação de fumos e poeiras (mais importante do ponto de vista ocupacional) e a ingestão (através de água e alimentos contaminados). Apenas as formas organificadas do metal podem ser absorvidas via cutânea. O chumbo é bem absorvido por inalação e até 16% do chumbo ingerido por adultos pode ser absorvido. Em crianças, o percentual absorvido através da via digestiva é de 50%. Uma vez absorvido, o chumbo é distribuído para o sangue, onde tem meia-vida de 37 dias, nos tecidos moles, sua meia-vida é de 40 dias e nos ossos, sua meia-vida é de 27 anos, constituindo estes o maior depósito corporal do metal armazenando 90 a 95% do chumbo presente no corpo.

ossos crianças expostas chumbo doença
Bandas densas em metáfises de ossos longos de crianças expostas ambientalmente a chumbo (criança residente nas proximidades de fábrica de baterias).

Doença causada pela intoxicação por chumbo


O saturnismo (ou plumbismo) é o nome dado à intoxicação por chumbo, termo derivado do deus romano Saturno, que os romanos acreditavam ser quem lhes concedeu esse metal.

O saturnismo têm vários sintomas característicos, dependo da concentração de chumbo no sangue, e se a concentração de chumbo for muita alta acima de 100µg, pode causar até a morte da pessoa.

Os sintomas iniciais do saturnismo em uma leve exposição ao chumbo são frequentemente sutis e inespecíficos envolvendo o sistema nervoso (fadiga, irritabilidade, distúrbios do sono, cefaleia, dificuldades de concentração, redução da libido), sistema gastrointestinal (cólicas abdominais inespecíficas de fraca intensidade, anorexia, náusea, constipação intestinal, diarreia), dor em membros inferiores e morte do feto em caso de mulher gravida.

Já se a exposição for um pouco maior, esses sintomas podem evoluir em quadros crônicos de maior gravidade, que se manifestam por meio de nefropatia com gota (redução da eliminação de uratos) e insuficiência renal crônica, encefalopatia crônica com alterações cognitivas e de humor, e neuropatia periférica.

Já casos de intoxicações agudas decorrentes de exposições intensas por períodos curtos são excepcionais. Pois geralmente, os quadros agudos surgem no curso de intoxicações crônicas e se caracterizam por encefalopatia aguda (confusão mental, cefaleia, vertigens e tremores aos quais se seguem convulsões, delírio e coma), neuropatia periférica grave com paralisia de músculos cuja inervação foi fortemente atingida (geralmente o nervo radial).

Os quadros agudos podem cursar ainda com cólicas abdominais difusas de forte intensidade (muitas vezes acompanhadas de constipação intestinal, hipertensão arterial, ausência de leucocitose ou alterações no exame do abdome e excepcionalmente febre). Este último quadro, também chamado de cólica saturnina constitui uma importante forma de manifestação da intoxicação. São relatados ainda quadros de nefropatia aguda com tubulopatia proximal com aminoaciduria, fosfatúria e glicosuria , "síndrome de Fanconi".

Existem ainda estudos sobre a possibilidade de o chumbo causar câncer. Porem, os resultados ainda são inconclusivos.

Como tirar o chumbo do corpo?


O chumbo pode ser removido do organismo com o auxílio de medicação, dieta e exercícios. O tratamento médico é necessário, pois existem medicamentos que ajudam a aumentar a eliminação de chumbo e também aliviar os sintomas causados pelo envenenamento.


mão segurando chumbo toxidade risco a saude

A dieta deve incluir alimentos ricos em cálcio, ferro e zinco, que ajudam a remover o chumbo do organismo. Por fim, os exercícios ajudam a estimular o sistema imunológico, ajudando na eliminação de chumbo.

Quanto tempo demora para eliminar o chumbo do organismo?


O tempo necessário para eliminar o chumbo do organismo depende da quantidade de exposição ao metal e da saúde do indivíduo. Em geral, leva de 3 a 4 meses para que o chumbo seja completamente eliminado do organismo. No entanto, o chumbo que está depositado nos ossos pode demorar mais de 20 para ser eliminado totalmente do organismo.

Referências



Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

2 Comentários de "Toxicidade do chumbo e os sintomas da doença causada pelo chumbo"

Anônimo
21 de junho de 2023 às 11:47

O chumbo é radioativo?

25 de junho de 2023 às 12:15

Olá anônimo

O chumbo não é considerado um elemento químico radioativo, mas ele pode ser tóxico para os seres humanos e o meio ambiente quando é ingerido, inalado ou entra em contato direto com a pele. Por causa disso é importante tomar precauções adequadas ao lidar com o chumbo e garantir uma exposição mínima a esse metal.

Espero ter ajudado

Um abraço

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top