-->

Lei de Poiseuille e a Equação de Hagen-Poiseuille

Elaborada pelo medico fisiologista e físico francês Jean-Louis-Marie Poiseuille (1799 – 1869) e por estudos independentes do engenheiro hidráulico alemão Gotthilf Hagen (1797 – 1884). A lei de Poiseuille foi motivada pelo interesse de Poiseuille em entender o comportamento do fluxo de sangue dentro das veias e artérias do corpo humano. Apesar de ser mais utilizada na área da medicina, a lei de Poiseuille também é usada na engenharia química, pois está intimamente associada ao cálculo de tubulações e de equipamentos tubulares .


Jean-Louis-Marie Poiseuille image
Jean-Louis-Marie Poiseuille

História da lei de Poiseuille


As primeiras publicações referentes a essa lei, foram publicadas por Poiseuille em 1828, na qual discutindo sobre o bombeamento do sangue pelo coração, falou sobre o escoamento do sangue nas veias e nos vasos capilares e, a resistência que ocorre a esse movimento do sangue. Após essa publicação, publicou vários artigos referentes ao coração e a circulação do sangue (Hemodinâmica), sendo que sua ultima publicação referente a hemodinâmica foi em 1841, a Recherches expérimentales sur le mouvement des líquides dans les tubes de très petits diamètres.

Todo conhecimento adquirido por Poiseuille em seus estudos referentes hemodinâmica, o levaram também a entender o escoamento de água em tubulações e, a pesquisar sobre as leis de fluxo laminar de fluidos viscosos em tubos cilíndricos, levando ele a publicar sua mais importante obra, A Le mouvement des liquides dans les tubes de petits diamètres (1844).

Publicação na qual , Poiseuille usou uma expressão matemática para a taxa de fluxo laminar de fluidos em tubos circulares, expressão que foi descoberta independentemente pelo engenheiro hidráulico Gotthilf Hagen em 1839 em seus estudos.

Por isso essa expressão ficou conhecida como equação de Hagen-Poiseuille. Que é uma lei da física que descreve um fluxo incompressível (o qual não tem variação de densidade pelo fluxo) de baixa viscosidade através de um tubo de seção transversal circular constante.

Equação de Hagen-Poiseuille


equaçao lei hagen poiseuille

Sendo:

  • ΔP = a diferença de pressão entre os extremos do tubo 
  • L = o comprimento do tubo 
  • μ = a viscosidade dinâmica 
  • Q = a taxa volumétrica do fluxo
  • r = o raio do tubo 
  • d = o diâmetro do tubo


Após a morte de Poiseuille, ele foi homenageado com a criação de uma unidade de viscosidade absoluta (ou dinâmica) que foi chamada de Poise.

Referências

  • fug.edu.br/revista_2/pdf/sobre_as_leis_de_poiseuille.pdf (Acessado em 08/07/2012 as 17:46)
  • www.ufsm.br/gef/Fluidos/fluidos17.pdf (Acessado em 08/07/2012 as 17:13)

Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

3 Comentários de "Lei de Poiseuille e a Equação de Hagen-Poiseuille"

6 de maio de 2020 às 14:03

Parabéns pelo conteúdo! Me salvou em Biofísica.

12 de abril de 2021 às 18:22

Muito bom mano me ajudou aqui, valeuzão 🤙

15 de maio de 2022 às 11:22

Texto muito bom, sintético e esclarecedor, sou professor de Biofísica e sempre apresentei a lei como sendo de Poiseuille. Não sabia que ele era médico e também desconhecia Gotthilf Hagen. O contexto histórico sempre é bem vindo.

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top