-->

Síntese de Harber-Bosch - Processo de Produção de Amônia

A síntese de Haber-Bosch da amônia (também conhecida como processo de Haber-Bosch da amônia) é um método de obtenção direta da amônia a partir do hidrogênio e nitrogênio, que foi desenvolvido pelos cientistas Fritz Haber (1868 – 1934) e William Carl Bosch (1874 – 1940) (ao qual dão o nome a síntese) e alguns outros cientistas como Le Rossignol e Mittasc, entre outubro de 1908 a 1910.

Em 1918, Fritz Haber recebeu Prêmio Nobel de Química por tornar o seu método de fabricação da amônia economicamente viável, sendo o seu método transformado em um processo em larga escala usando um catalisador e métodos de alta pressão por Carl Bosch, um químico industrial que ganhou um Prêmio Nobel em 1931 em conjunto com Friedrich Bergius pelos estudos de alta pressão.

fritz harber e carl bosch
Reação de síntese da amônia foi desenvolvida pelos alemães Fritz Haber (esq.) e Carl Bosch (dir.), Nobel de Química de 1918 e 1931.

Entendendo o processo da síntese de Haber-Bosch


O processo de Haber-Bosch foi o primeiro processo químico industrial a usar alta pressão para uma reação química. Ele combina diretamente nitrogênio do ar com hidrogênio sob pressões extremamente altas e temperaturas moderadamente altas.

Esse processo estipulado por eles utiliza um catalisador feito principalmente a partir de ferro que permiti que a reação seja realizada a uma temperatura mais baixa do que a que seria praticável, enquanto a remoção de amônia do lote assim que for formada assegura a manutenção de um equilíbrio favorecendo a formação do produto.

Sendo que quanto menor a temperatura e quanto maior a pressão utilizada, maior a proporção de amônia produzida na mistura. Para a produção comercial, a reação é geralmente realizada a pressões variando de 200 a 400 atmosferas e a temperaturas variando de 400 ° C a 650 ° C (750 ° F a 1200 ° F).

Após esse processo, se obtêm amônia em estado líquido, que pode ser usada como fertilizante para agricultura ou ainda para diminuir a acidez do solo.


Equação do processo de obtenção da amônia


N2(g) + 3 H2(g) ↔ 2 NH3(g) ∆ H = -92,22 Kj

Repare que esta equação é de formação da amônia no estado gasoso, veja agora alguns procedimentos da produção artificial de amônia líquida:

1. Uma mistura gasosa de N2 e H2 é colocada em um reator;
2. Ao reagir e atingir o equilíbrio, a mistura de N2 e H2 é transferida para um condensador;
3. Nesta etapa a amônia formada se encontra no estado gasoso: NH3(g), mas quando passa pelo condensador se converte em líquida;
4. Estando a amônia liquefeita é então retirada e já ser pode ser usada.

Uso da síntese de amônia de Haber-Bosch


Hoje, a síntese da amônia de Haber-Bosch é o processo mais econômico para a fixação de nitrogênio, sendo ele um dos processos básicos da indústria química mais utilizados pelo mundo para obtenção de amônia.

Graças à síntese da amônia, o advento dos fertilizantes nitrogenados levou a um aumento de 30 a 50% da produção agrícola, o que garantiu a sobrevivência de 27% da população mundial durante o século 20.

Infelizmente, a síntese de Haber-Borsh não foi só utilizada para a produção de fertilizantes, Pois também foi utilizada para o mau como na produção de armamentos bélicos da Alemanha durante as duas grandes guerras e de outras guerras que vieram após.

aparelho laboratorio utilizado fritz haber sintese amonia
Aparelho de laboratório utilizado por Fritz Haber para sintetizar a amônia em 1909. Fotografia tirada em julho de 2009 no Museu Judaico de Berlim.

Referências


Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

4 Comentários de "Síntese de Harber-Bosch - Processo de Produção de Amônia "

Anônimo
26 de agosto de 2019 às 18:27

muito bom este artigo, me ajudou muito

6 de abril de 2021 às 19:10

amo essa síntese.....salvou o mundo...a química sempre salvando-nos....ou matando-nos.

Anônimo
14 de dezembro de 2021 às 19:11

Para que serve a amônia?

14 de dezembro de 2021 às 20:12

Olá anônimo

A indústria produz cerca de 80% da amônia que é utilizada na agricultura como fertilizante. Esse composto químico também é usado como gás refrigerante, para purificação de suprimentos de água e na fabricação de plásticos, explosivos, têxteis, pesticidas, corantes e muitos outros produtos químicos.

A amônia pode ser encontrada em muitos produtos de limpeza doméstica e industrial. Além disso, essas soluções de limpeza doméstica são fabricadas adicionando gás amônia à água e podem ter entre 5 e 10% de amônia. As soluções de amônia para uso industrial podem ter concentrações de 25% ou mais e são corrosivas.

Espero ter te ajudado

Um abraço

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top