A reação de Landolt , também conhecida como “reação do relógio de iodo”, foi descoberta pelo químico suíço Hans Heinrich Landolt em 1886. Sendo um dos exemplos mais adequados para demonstrar alguns aspectos fundamentais da cinética de reações químicas. A reação de Landolt é demonstrada com frequência em aulas de química no ensino médio.
 |
Hans Heinrich Landolt |
Mecanismo da reação de Landolt
A reação de Landolt consiste em uma solução de iodato de potássio que é adicionada a uma solução acidificada de bissulfito de sódio contendo amido ( indicador de Iodo, responsável pela formação de um complexo azul), que após certo tempo de reação, a mistura inicialmente incolor torna-se subitamente azul.
Essa clássica reação relógio baseia-se na oxidação lenta do íon iodeto a iodo (eq. 2), seguida da redução rápida do iodo novamente a iodeto (eq. 3). O experimento é cuidadosamente montado de modo a esgotar, depois de um período de tempo, o agente redutor, permitindo então que prevaleça a reação lenta de oxidação do iodeto a iodo.
Na reação de Landolt, ocorre uma seqüência de reações:
Primeira reação (lenta)
IO
3-(aq) +3HSO
3-(aq) → I
-(aq) +3SO
-24(aq) + 3H +(aq) (1)
Segunda reação (lenta)
IO3-(aq) +5I- (aq) + 6H+(aq) → 3I2(aq) +3H2O(I) (2)
Terceira reação (rápida)
I
2(aq) +HSO
3-(aq) + H
2O(I) → 2I-(aq) + SO
-24(aq) + 3H
+(aq) (3)
Quando todo o bissulfito é consumido, o iodo é acumulado no sistema e a mistura muda rapidamente de cor devido à formação de um complexo azul . Na presença de iodeto, a interação do amido com o iodo leva a uma distribuição de complexos com as espécies I3- e I5-. Mas isso não acaba interferindo no experimento. Portanto simplifica se a representação da formação desses complexos nessa seguinte reação:
I
2(aq) + I
-(aq) + amido (aq) → amido + I
3-(aq) (4)
A principal vantagem da reação Landolt é que ela apresenta um ponto bem definido para a sua conclusão, se comparado com outras reações freqüentemente usadas para experimentos de cinética (como por exemplo ,dissolução de comprimido efervescente).
 |
Complexo Azul |
REFERÊNCIAS