-->

O que é Tenacidade ?

A Tenacidade é a resistência que o material possui ao choque ou a percussão (pancada) sem se romper, ou seja, um material tenaz é aquele que possui um alto grau de deformação sem se romper. Em outras palavras, a tenacidade é quantidade de energia mecânica que o material pode absorver sem se fraturar.

liga metalica

Essa propriedade é frequentemente confundida com a dureza, porém, a dureza de certa forma se opõe a tenacidade, pois, os materiais tenazes geralmente são pouco duros e vice-versa. Exemplos: o diamante e o vidro embora sejam muito duros, são poucos tenazes; entenda bem: eles resistem ao risco, porém, não a pancadas (percussão); com a madeira ocorre exatamente o inverso, isto é, ela resiste a pancadas, mas não ao risco; o ferro doce (ferro quase puro) é mais tenaz e menos duro que o ferro fundido.

Referências

  • HOUAISS, A. VILLAR, M. de S.; FRANCO, F. M. M. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
  • Luiz Carlos Roque da Silva; Ruy Lopes Pereira; Victor A.Petrucci - Curso Vestibular - Química e Biologia.

Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

5 Comentários de "O que é Tenacidade ?"

22 de abril de 2019 às 21:02

Bem loko

Anônimo
30 de setembro de 2020 às 13:33

eu queria saber alguma coisa dura e tenaz carai

30 de setembro de 2020 às 21:02

Olá Anônimo

Eu conheço algumas super fibras como kevlar e a fibra PBO, que são bem duros e tenazes. Além disso, o kevlar é muito utilizado na fabricação de coletes a prova de bala ;)

19 de junho de 2023 às 18:47

muito bom!

5 de agosto de 2023 às 12:03

Consegui entender bem a diferença entre essas propriedades físicas, muito obrigada, Deus te abençoe.

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top