-->

Reator de Fusão Nuclear - Tokamak - ITER

ITER (Internacional Thermonuclear Experimental Reactor) que em português significa “Experimento Internacional de Reatores Termonucleares”, é um projeto baseado na tecnologia do reator “Tokamak” para obtenção de energia através da fusão termonuclear do hidrogênio.

interior do reator tokamak fusao nuclear hidrogenio
Interior do Tokamak
Tokamak (sigla em russo que significa câmara magnética toroidal) é um reator que é baseado no conceito de confinamento magnético, no qual um plasma é contido numa câmara de vácuo em forma de donut , que é alimentada por uma mistura combustível de deutério e trítio (2 isótopos do hidrogênio) , que é aquecida por um campo magnético, a temperaturas que ultrapassam 150 milhões ° C , com isso, ocorre a fusão do Hidrogênio, gerando energia na formação de um plasma quente, que é mantido longe das paredes do Tokamak, devido a um intenso campo magnético, que é produzido por um conjunto de bobinas supercondutoras, que estão espaçadas em torno do eixo secundário do Tokamak.
A energia produzida nesse processo é usada para transforma água liquida em vapor , e esse vapor gerado é usado para mover uma turbina e gerar energia elétrica.

21H + 31H → 42He + 10n.

Reação da fusão Nuclear dos isótopos de hidrogênio deutério e trítio resultando em Helio e em nêutron

Um pouco mais sobre o Tokamak


O Tokamak foi inventado na década de 50 pelos cientistas russos Igor Tamm e Andrei Sakharov , mas devido aos estudos de fusão nuclear terem ficado meio parado no tempo, Os reatores de fissão nuclear (que são reatores onde ocorre a quebra de átomos de urânio ou plutônio para se gerar uma grande quantidade de energia) evoluíram de tal modo, que hoje praticamente todas as usinas nucleares , são usinas de fissão nuclear.

primeiro modelo de tokamak reator fusão nuclear

Primeiro dispositivo tokamak do mundo: o russo T1 Tokamak no Instituto Kurchatov em Moscou. Foi o primeiro dispositivo para utilizar um revestimento de aço inoxidável dentro de uma câmara de vácuo de cobre.
Diferentemente dos reatores de fissão nuclear , o tokamak não gera resíduos radioativos que nem os reatores fissão , com isso, a energia gerada pelo tokamak é limpa.

Os estudos referentes ao tokamak ganharam força no final da decada de 80 , E em 1991 , Cientistas do laboratório de pesquisas JET(Joint European Torus) produziram as primeiras gotas de energia de fusão. Esse marco histórico foi obtido pelo maior e mais importante tokamak em operação do laboratório de pesquisas JET. Esse tokamak do laboratorio JET garantiu uma potência de 1,7 megawatt durante pelo menos 2 segundos. Algo que pode parecer pouco, Mas para uma experiência científica é tempo de sobra, pois vale lembrar que em uma bomba de hidrogênio, todas as reações necessárias à explosão ocorrem em milionésimos de segundo. Além disso, o objetivo da experiência era justamente demonstrar que a fusão controlada de deutério era possível.

Atualmente, há dezenas de tokamaks sendo estudados no mundo inteiro. Sendo que esses estudos vem otimizando os tokamaks ano após ano . E em questão de décadas, os tokamaks podem começar a ocupar o lugar dos reatores de fissão nuclear.

tokamak  reator fusao nuclear reação
Tokamak Sul Coreano

Referências


Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

0 Comentários de "Reator de Fusão Nuclear - Tokamak - ITER"

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top