-->

Ligação Covalente ou Molecular: Exemplos dessa Ligação

A ligação covalente simples (também chamada de ligação molecular) é um tipo de ligação química que ocorre quando os átomos envolvidos tendem a receber elétrons e a compartilhar um ou mais pares de elétrons entre eles. Neste tipo de ligação, a força de atração entre os átomos é tão forte que consegue manter a molécula resultante unida.

Esquematicamente, a ligação covalente pode ser assim representada:

esquema ligação covalente molecular


Exemplos de Ligações Covalentes


Observação: Lembrem-se da regra do octeto, que é uma regra química simples que diz que os átomos tendem a combinar-se de modo a ter, cada um, oito elétrons na sua camada de valência. Esta regra é aplicável para a maioria dos átomos, pois grande parte deles necessita de 8 elétrons, para ficar estável, sendo o hidrogênio citado no esquema acima, um exemplo disso.


a) Cl2
ligaçao covalente cloro
b) O2
ligaçao covalente oxigenio
c) N2
ligaçao covalente nitrogenio

Todos os exemplos demonstrados acima foram de substâncias simples. No entanto, as ligações covalentes aparecem com maior frequência em substâncias compostas. Veja alguns exemplos de ligações covalentes em substâncias compostas:

d) HCl

ligaçao covalente acido cloridrico

e) H2O
ligaçao covalente agua

Ligação Covalente Dativa e Coordenada


Esse tipo de ligação é bem semelhante à ligação covalente simples, e ocorre entre um átomo que já atingiu a estabilidade eletrônica e outro (ou outros, dependendo da situação), que necessitem de dois ou mais elétrons para complementar sua camada de valência. Na figura abaixo, podemos ver um esquema de como uma ligação dativa pode ser indicada:

esquema ligaçao covalente dativa

Um exemplo clássico de ligação covalente dativa é a ligação do dióxido de enxofre (SO2). O enxofre estabelece uma dupla ligação com um dos oxigênios, atingindo a estabilidade eletrônica, e depois disso, o enxofre compartilha um par de seus elétrons com o outro oxigênio, por meio de uma ligação dativa.

Observe:
ligaçao covalente dativa do dioxido de enxofre

As fórmulas do tipo HxEOy correspondem a uma série de compostos classificados como ácidos oxigenados. Nessas fórmulas, todos os oxigênios aparecem unidos ao elemento central E, e cada átomo de hidrogênio irá se unir a um átomo oxigenado, formando tantos grupos OH- quantos forem possíveis.

Um exemplo desse tipo de fórmula é o ácido sulfúrico (H2SO4).

ligaçao covalente dativa do acido sulfurico

Referências

  • Fundamentos da Química - Volume Único, Ricardo Feltre, 3ª edição, Editora Saraiva, São Paulo, Brasil, 2005.
  • Química Essencial - Volume Único, Usberco e Salvador, 4ª edição, Editora Saraiva, São Paulo, Brasil, 2007.
  • Notas de Química Geral, Pedro Coelho, Santos, São Paulo, 2011.

Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

0 Comentários de "Ligação Covalente ou Molecular: Exemplos dessa Ligação"

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top