-->

Microrganismos Termófilos

Os microrganismos termófilos (ou termofílicos) são microrganismos que crescem em altas temperaturas. Esses microrganismos crescem geralmente em temperaturas que variam de 45 a 80 °C. Temperatura que é encontrada em águas termais.

fonte termal
A fonte termal Morning Glory, que fica no Parque Nacional de Yellowstone (EUA), possui coloração em tons de marrom, laranja e amarelo, devido à presença de microrganismos termófilos
Esses microrganismos são quimioautotróficos, ou seja, utilizam compostos inorgânicos (como ácido sulfídrico -H2S) para sintetizar matéria orgânica e obter energia.

Os microrganismos termófilos não são capazes de crescer em temperaturas abaixo de 45 °C. No entanto, existem microrganismos termófilo facultativo, que são microrganismos que conseguem crescer a temperaturas abaixo de 45 °C, como por exemplo, a bactéria Bacillus stearothermophilus que cresce otimamente entre 55 e 65°C, mas também apresenta um pequeno crescimento em temperaturas em torno de 30°C.
Bacillus stearothermophilus
Bacillus stearothermophilus (Geobacillus stearothermophilus) é uma bactéria utilizada como indicador em monitoramento e validação de ciclos de esterilização por calor úmido, realizado em equipamentos denominados de autoclaves.

Termófilos Extremos


Os termófilos extremos (ou hipertermófilos) são microrganismo que apresentam uma temperatura ótima de crescimento em torno ou superior a 80 °C. Sendo que dentre os microrganismos hipertermófilos, existem 3 gêneros: Aquifex, Thermocrinis e Thermotoga.


thermotoga marítima
A bactéria Thermotoga marítima habita solos oceânicos aquecidos a 85ºC por atividade vulcânica.
Os hipertermófilos vivem em fontes de águas quentes associadas à atividade vulcânica; sendo que normalmente o enxofre é um elemento importante para sua atividade metabólica. 

A temperatura mais alta conhecida para o crescimento dos microrganismos hipertermófilos é de cerca 121 °C, perto de chaminés hidrotermais abissais. Onde a enorme pressão das profundezas do mar, evita que a água ferva mesmo em temperaturas bem acima de 100°C.

chamines hidrotermais
Chaminés hidrotermais na zona de rifte das ilhas Galápagos (fonte: Sumich, 1992).

Referências


Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

1 Comentários de "Microrganismos Termófilos "

23 de março de 2020 às 02:37

Muito bom !!!

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top