-->

Cianeto de Potássio – Pílula da morte usada pelos criminosos de guerra

O cianeto de potássio (também conhecido como cianureto de potássio) é um composto altamente toxico que foi usado em formato de pílula por vários criminosos de guerras e civis inocentes para cometer suicídio.

Nessa postagem, eu estou falando de maneira simples sobre o cianureto de potássio e o seu uso na extração de minérios, a sua toxicidade e os casos polêmicos envolvendo esse veneno extremamente perigoso.

cianeto-potassio-pilula-morte

Advertência aos leitores depressivos


Devido ao aumento do número de suicídios que tem ocorrido no Brasil, eu venho advertir os leitores aos quais vieram acessar essa postagem pensando em fazer besteira com a própria vida, por favor, me escutem e não joguem a sua vida no lixo, pois as consequências são catastróficas para vocês, e para todas as pessoas que te amam.

nao suicidio cianeto potassio


Eu amo muito vocês e sei que não é fácil lida com a depressão e com as nossas crises internas, pois eu também já passei por isso e sei que não é fácil vencer, mas fiquem tranquilos, vocês tem o poder para perseverar e vencer isso. 

Primeiramente, eu aconselho vocês a conversarem mais com as pessoas mais achegadas e não há ficarem prisioneiros de redes sociais, que mostra um mundo ideal que na verdade é uma mentira, pois ninguém gosta de fica tirando foto de seus problemas e de seus boletos nas redes sociais. Além disso, também não se isole do mundo ficando preso no vicio dos jogos online.

O suicídio é algo que destrói uma ou mais famílias inteiras e ainda traz consequências para outras pessoas próximas a essa pessoa. Além disso, também tem a parte espiritual, pois alma de uma pessoa que comete tal ato vai para um local de tortura que pode ser eterno ou não, pois na realidade não sabemos ao certo.

Segundo algumas crenças cristãs a alma vai para inferno que pode ser eterno ou não dependendo da crença. Já segundo a tradição judaica, a alma vai para o que eles chamam de Gehinom que é um local de tortura e punição que não é eterno, sendo este local bem parecido com o Jahannam, o inferno islâmico. Além disso, também temos o Umbral que é o local de punição segundo o espiritismo, que é um local pavoroso cheio de espíritos atormentados. 

Esses locais citados acima são bem piores que os problemas que vocês estão passando. Por favor, não façam besteira e busquem a Deus através da oração, pois o Deus todo poderoso nos ama muito e nos ajuda vencer o monstro da depressão. Além disso, procure uma casa de oração, pois lá tem irmãos que vão te ajudar muito a fortalecer a sua fé que anda enfraquecida.

Não se isole do mundo e sempre ande com pessoas que querem o seu bem. Evite andar com gente negativa que só sabe te jogar para baixo. Agora, após ter lido essa advertência abençoada, vocês podem continuar lendo está postagem :)

Entendendo o que são os cianetos

O cianeto faz parte de uma classe de compostos de carbono que contem o grupo aniônico :C≡N:-. Os íons de cianeto são extremamente tóxicos porque se ligam de uma maneira meio que quase irreversivelmente ao íon ferro (III) da citocromo oxidase, que é uma enzima-chave nos processos metabólicos.

O cianeto de hidrogênio, por exemplo, tem o cheiro de amêndoas amargas e é o mais perigoso dos cianetos devido a sua volatilidade, pois o seu ponto de ebulição é de cerca 26°C bastando alguns décimos percentuais de HCN em volume no ar para provocar a morte em minutos. 

O cianeto de hidrogênio pode ser preparado tratando o cianeto de potássio ou cianeto de sódio com algum ácido, que no caso do exemplo de reação abaixo é o ácido clorídrico:

reaçao cianeto potassio acido cloridrico cianidrico
Reação do cianeto de potássio com ácido clorídrico forma o ácido cianídrico que é chamado assim quando está em solução aquosa
O ácido formado pela reação acima é um ácido bem fraco (Ka = 4,9 x 10-10), sendo que a maior parte do HCN produzido nesta reação está na sua forma não ionizada e sai da solução na forma de cianeto de hidrogênio gasoso.

Por causa disso, nunca se deve misturar ácidos com cianeto de metais em laboratório sem ventilação adequada, sendo que o mais adequado seria fazer esse tipo de reação em uma capela de laboratório, pois o gás resultante é extremamente tóxico, e além disso, esse gás já foi abordado na postagem sobre o gás da morte.

Uso do Cianeto de potássio

Como outros os sais de cianeto, os íons do cianureto de potássio são usados na extração minérios como o do ouro e da prata. Embora estes metais se encontrem na natureza normalmente em uma forma não combinada, eles podem estar presentes em minérios de outros metais em concentrações relativamente pequenas e são mais difíceis de extrair. 

Em um típico processo de extração do ouro, o minério triturado é tratado com uma solução aquosa de cianeto na presença de ar para dissolver o ouro formando um íon complexo solúvel [Au(CN)2 ]- :

Reaçao ouro ion cianeto

O íon complexo [Au(CN)2 ]- (junto com algum cátion, como K+) é separado de outros materiais insolúveis por filtração e é tratado com um metal eletropositivo, como o zinco, para recuperar o ouro:

reaçao extraçao ouro cianeto

A figura abaixo mostra uma vista aérea de um lago de cianeto usado na extração de ouro:

lago cianeto extraçao ouro
Lago de cianeto para a extração do ouro de um minério de metal

Toxicidade do Cianureto de Potássio

Como já vimos acima, o cianureto de potássio e os outros cianuretos são poderosos venenos celulares, embora existam em quantidades bem baixas em nosso organismo. De atuação rápida, podem provocar a morte de um individuo em segundos, quando em doses elevadas. 

Uma pessoa pode ser exposta ao cianeto de várias maneiras, sendo por envenenamento ou suicídio. A ingestão de sais de cianeto como cianeto de potássio (ou sódio) é comum na natureza, pois eles podem ser encontrados naturalmente em plantas (aminoglicosídeos cianogênicos ) e a ingestão desses compostos origina o cianeto no organismo. 

Alimentos como batata, tomate, mandioca, amêndoas entre outros, podem ser as fontes do cianeto presente no organismo. 

No entanto, a quantidade presente nos alimentos é bem baixa. Já a quantidade presente na fumaça liberada pelos automóveis, gases liberados por incineradores e a combustão de materiais como plástico, acaba liberando mais cianeto na atmosfera. 

Devido a isso, a exposição aos cianetos hoje em dia acaba sendo algo inevitável, para muitos organismos vivos, incluindo o homem, que acabaram desenvolvendo mecanismos que lhes permitem fazer a desintoxicação deste composto, através de sua combinação com o enxofre para formar tiocianato, que é menos toxico e é eliminado pela urina. 

No entanto, quando a quantidade de cianeto for superior àquela que o organismo é capaz de eliminar por mecanismos naturais de desintoxicação, acaba ocorrendo o envenenamento que pode até levar o organismo a óbito. 

Em nosso organismo, o cianeto se distribui rapidamente pelas células transportadoras de oxigênio, isto é, os glóbulos vermelhos; e pelos tecidos. Assim, inibe a função de enzimas que estão envolvidas na produção de energia e indiretamente na utilização de oxigênio por parte das células. 

Órgãos vitais como cérebro e o coração são particularmente os mais afetados, pois requerem muita energia e tem uma capacidade limitada de suportar transtornos. Sendo assim, o cianeto pode causar morte por falha cardíaca ou respiratória.

Os sintomas característicos de intoxicação por cianeto podem surgir como: dor de cabeça, fraqueza, alterações do paladar e do olfato, irritação da garganta, ansiedade, entre outros. 

Além disso, a ligação do cianeto às enzimas pode ser quebrada, tornando a desintoxicação possível através da ministração de antídotos adequados, como o nitrito de sódio e o tiossulfito de sódio. 

Em caso de ingestão recente de cianeto, se recomenda fazer uma lavagem gástrica e o uso de carvão ativado para desintoxicar o organismo.

Morte dos criminosos de guerra e de alguns cientistas

Na história da humanidade não foram apenas cientistas brilhantes como Alan Turing e Viktor Meyer que se mataram usando cianuretos. Também houve o triste caso do suicídio coletivo de Jonestown que ocorreu em novembro de 1978, aonde mais de 900 pessoas vieram a obtido usando esse veneno. 

Falando em criminosos de guerra, Hitler quando se viu cercado pelos Soviéticos pensou em se matar usando esse veneno antes de se render à União Soviética. 

No entanto, ele se matou de outro e jeito, e quem se matou usando as pílulas de cianeto de potássio  fornecida pelo comandante da SS Heinrich Himmler foi sua companheira Eva Braun e vários nazistas importantes, como Heinrich Himmler, Hermann Göring, Philipp Bouhler e Martin Bormann que cometeram suicídio usando pílulas letais contendo uma solução de sais de cianeto. 

Além dos nazistas, ocorreram outros casos de suicídio parecidos em outras guerras como a Guerra Civil do Sri Lanka e a Guerra da Bosnia, onde em novembro de 2017 o criminoso de guerra croata Slobodan Praljak se suicidou com uma pílula de cianureto de potássio após ouvir a sua sentença no tribunal.

Rasputin – O homem imune ao cianureto de potássio?

O russo Grigori Yefimovich Rasputin foi um monge místico curandeiro que entrou para a história com o apelido de “monge louco”, pois ele apresentava um comportamento bem indecente e incontrolável que incomodava muito a família real russa que teve bastante trabalho para acabar com ele.

foto grigori yefimovich rasputin image
Foto de Grigori Yefimovich Rasputin

A morte dele ocorreu na noite de 29 de dezembro de 1916 e não foi pelo cianureto, ela ocorreu após ele ter aceitado o convite de Félix Yussupov e de outros nobres que o convidaram para uma ceia no Palácio de Moikaque que era uma das propriedades do príncipe. 

Algo que Rasputin não sabia, é que aquilo era uma armadilha, pois lhe ofereceram bolo e vinho envenenados com cianeto de potássio, mas ele resistiu ao veneno como se os alimentos não tivessem envenenados. 

Até que chegou uma hora, que Yussupov disse “já chega” e deu um tiro nas costas de Rasputin que tombou. Mas, para a surpresa dos nobres, Rasputin se levantou e agarrou o príncipe, tentando estrangulá-lo dizendo para ele, “Seu menino ruim” com um olhar desvairado. 

Os companheiros de Yussupov vieram em seu socorro, com uma rajada de tiros e facadas. Rasputin caiu gemendo, mas ainda vivo. Finalmente, o enfiaram num saco, que foi amarrado e jogado nas águas gélidas do rio Neva.

Após ver essa historia acima, a pergunta que não quer calar, é como Rasputin não foi afetado pelo cianeto de potássio?


É sabido que o corpo pode desenvolver uma imunidade natural ou tolerância a algumas substâncias bem tóxicas, administrando doses muito pequenas por um período de tempo. 

No entanto, não é possível desenvolver imunidade ao cianeto, como alguns outros venenos como veneno de cobra, ricina, opiáceos, entre outros. Sendo praticamente impossível criar uma tolerância natural ao cianeto usando esse método. 

A segunda teoria é que Rasputin apresentava gastrite alcoólica, o que pode levar a ter menos ácido estomacal. Sendo que sem ácido no estômago, o cianeto de potássio não pode ser convertido em cianeto de hidrogênio e, portanto, é consideravelmente menos tóxico. Sendo essa explicação bem plausível, mas ninguém sabe realmente se Rasputin sofria disso ou não. 

Uma terceira teoria bem estranha é que pessoal que tentou envenena ele, sem querer, deu a ele o antídoto junto com o veneno. Pois estudos com ratos, mostraram que os ratos que são alimentados com açúcar com cianeto se saem muito melhor do que aqueles alimentados com cianeto sem açúcar. 

No entanto, essa teoria que diz que o açúcar se liga ao cianeto de uma maneira que permita sua excreção antes que possa ser totalmente absorvido pelo organismo, não pode ser comprovada. Embora vemos que os assassinos podem ter escolhido mal quando escolheram entregar o cianeto em bolos açucarados e vinho. 

A última teoria é que Yusupov deve ter inventado tudo isso e Rasputin foi simplesmente baleado logo depois de chegar ao palácio por uma pessoa ou pessoas desconhecidas. Sendo isso algo que deve estar mais próximo a realidade. No entanto, a história de um monge resistente a um veneno mortal é bem mais interessante, né.


Referências


Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

69 Comentários de "Cianeto de Potássio – Pílula da morte usada pelos criminosos de guerra "

23 de abril de 2020 às 14:22

Como eu faco pra comprar uma capsulas de cianeto de potássio igual essa da foto

25 de abril de 2020 às 17:35

Olá anônimo

A venda desse tipo de cápsula é ilegal no Brasil. Não faça besteira com a sua vida, pois você é muito importante para várias pessoas. Eu sei que a vida não é fácil, mas temos que ter coragem para vencer esse monstro que é a depressão.

Eu te aconselho a se apegar no Deus Todo Poderoso nesses momentos de tristeza, pois ele sempre envia um de seus anjos para consolar a nossa alma. Além disso, procure gente que te valorize amado irmão.

Independentemente de sua religião, eu recomendo que você procure uma casa de oração, pois lá você vai ser recebido com carinho pelos irmãos que vão te ajudar nessa luta contra esse monstro.

Nós te amamos e queremos você vivo querido leitor :)

Um forte abraço

Anônimo
7 de junho de 2020 às 14:56

Só por curiosidade, é muito difícil ou impossível fabricar isso de maneira caseira ?

13 de junho de 2020 às 19:08

Olá anônimo

O processo de fabricação é um pouco complicado para se fazer de forma caseira. Além disso, o processo é bem perigoso devido à toxicidade dos compostos. Por favor, não faça besteira com a própria vida, pois as consequências são bem pesadas, como você deve ter visto no texto acima.

Um abraço

12 de julho de 2020 às 10:56

Como faço pra comprar esse comprimido esse cianeto de potássio.

12 de julho de 2020 às 14:03

Olá anônimo

Como eu já falei acima, a venda desse tipo de comprimido é ilegal no Brasil. Não faça besteira com a sua vida, pois você é muito importante para várias pessoas. Eu sei que a vida não é fácil, mas temos que ter coragem para vencer esse monstro que é a depressão.

Ande com gente que te valorize amado irmão, não se apegue a coisas fúteis da vida e nem as vaidades que fazem a gente tropeçar. Se esforce para fazer as boas obras, pois toda boa obra que a gente faz sempre volta para nós.

Eu já passei por isso e sei que não é fácil, por isso eu te aconselho a se apegar no Deus Todo Poderoso nesses momentos de tristeza, pois ele sempre envia um de seus anjos para consolar a nossa alma.

Independentemente de sua religião, eu recomendo que você procure uma casa de oração, pois lá você vai ser recebido com carinho pelos irmãos que vão te ajudar nessa luta contra esse monstro.

Nós te amamos e queremos você vivo querido leitor :)

Um forte abraço guerreiro

29 de novembro de 2020 às 20:26

Alguem sabe como conseguir no Exterior ou DeepWeb, esses comprimidos. Estou precisando por que acho muito ridiculo morrer enforcado ?

30 de novembro de 2020 às 09:53

Olá anônimo

Não vá no embalo desses espíritos obsessores que estão desejando a sua morte, pois os mesmos vão fica te atormentando e drenando o seu espírito no outro plano. Você não tem ideia, mas você é muito importante para sua família e amigos.

Procure uma casa de oração urgentemente, pois lá eles vão te ajudar com essa depressão. Além disso, como cristão eu apenas digo que Jesus é o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por ele.

Nos te amamos e não queremos que você vá para um de plano sofrimento, apenas resista guerreio, tenha fé e ore com coração, pois assim você alcançara a misericórdia de D’us pai que vai te ouvir e te ajudar nessa guerra que está acontecendo dentro você.

Que D’us pai lhe abençoe muito amado irmão

13 de dezembro de 2020 às 07:02

Vocês sabem ou nao onde conseguir as capsulas?

13 de dezembro de 2020 às 14:49

Oi Josh

Eu até sei onde encontrar, mas não informo, pois me preocupo com vocês. O suicídio é uma atitude um pouco egoísta que destrói uma família inteira. Eu tenho amigos que fizeram isso e a família ficou toda destruída. Além disso, o espírito de cada um deles sofreu muito no outro plano.

Por favor, não seja tímido e procure ajuda, pois o que você busca só vai lhe trazer mais dor e sofrimento.

Que D’us pai lhe ajude nessa luta contra essa terrível doença da alma

Anônimo
10 de janeiro de 2021 às 17:29

Eu quero muito comprar cianeto já achei em alguns sites agora é só marcar a dia e hora,eu tomo remédio pra depresao uso drogas e minha vida foi devastada não tenho amigos não tenho ninguém o que me resta aqui nesse mundo cruel, mais nada

11 de janeiro de 2021 às 21:04

Olá Junior

Enquanto houver vida ainda há esperança, por favor, não se renda tão facilmente. Essas forças espirituais citadas no texto são reais, logo não é bom negocio desistir. Além disso, o castigo desse ato de rebeldia é bem pior do que os problemas que você está passando em vida. Busque a misericórdia de D’us pai, pois só isso vai lhe ajudar de verdade.

Não de trela para essas vozes que estão lhe atormentando na sua cabeça, pois elas vão lhe castigar bastante no outro plano.

29 de janeiro de 2021 às 10:00

Todo esse seu papinho de Deus e tortura no além vida isso é BESTEIRA. Só quem sabe o q se passa na vida de cada pessoa é a própria pessoa! Só ela tem o direito de dizer o q quer e o q deseja e essa vontade deve ser respeitada! Familiares e amigos sofrem pq não sabem respeitar o próximo, pelo menos o suficiente para aceitar o desejo do próximo! Suicidio é o maior ato de coragem que uma pessoa pode fazer! Frio é o que vcs fazem comendo e bebendo porcarias se matas lentamente e depois causando prejuízo em hospitais e aos demais!

29 de janeiro de 2021 às 10:04

E não venha com conversa de espíritos e demônios... já passei dessa fase. Ahhh e não se preocupem, não irei cometer suicidio pelo menos agora! Sou covarde. N tenho coragem ... ainda.

29 de janeiro de 2021 às 10:06

E sim... estava pesquisando sobre cianeto exatamente com essa intenção.

30 de janeiro de 2021 às 18:33

Olá anônimo

Eu estou apenas alertando vocês sobre as consequências, mas se vocês insistem em pensar nisso eu não posso fazer nada. Honestamente, eu não acho uma boa ideia afronta D’us, pois os suicidas passam por uma tortura bem pesada no outro plano.

Espero que você não faça isso

Um abraço

Anônimo
1 de fevereiro de 2021 às 11:37

Não achei o que queria, mas achei um site maneiro pelo menos.

4 de março de 2021 às 21:39

Qtas pilulas para o suicidio? Curiosidade

5 de março de 2021 às 14:41

Ola anônimo

Isso depende um pouco da massa corporal da pessoa, mas isso é algo que eu não gosto de entra em detalhes. Esse assunto é bem delicado e eu sei bem dos problemas que isso pode acarreta.

Além disso, eu tive que usa o meu lado místico para falar um pouco do outro plano, sendo isso algo que muita gente desconhece. No entanto, isso é bem real.

Espero que você não faça besteira

11 de março de 2021 às 00:24

Po mano pessoal só procura saber do Cianeto pra se matar. Eu v aqui inicialmente pois uma pessoa me fez tanta raiva que pensei em encerrar a vida da mesma, ah é como eu tenho motivos, e penso nisso todo dia, somente nessa pessoa. Eu no fundo acredito que eu seja uma pessoa que gosta de ver isso, eu já cheguei a rir quando vi pessoas morrendo no trânsito na minha frente. Entretanto queria dizer aqui que isso só iria foder a minha vida, sou já maior de idade, seria preso. Mataria quem eu quero? Com certeza, pois já até descobri aonde posso adquirir. Mas conforme fui lendo esse texto, minha raiva que estava explodindo se transformou em uma curiosidade. Quero fazer Química na Faculdade e isso me interessou muito. Obrigado autor desse texto por essa matéria, é uma pena que só venham lê-la com intenções malditas.

E a todos os Suicidas(eu vi um cara dizendo que é o maior ato de coragem KJKKKKKKKKKKKKK) pode até representar uma coragem fazer isso, mas por outro lado EVIDÊNCIA ao mesmo tempo a contradição de você ser um Fraco e não conseguir aguentar vivo, coragem é o ksst. Ah ok, cada caso é um caso, mas já conheci pessoas que queriam tirar a própria vida por que acabou seu relacionamento amoroso, AIIIII que pena de você mano, mas ao invés disso pq não procura melhorar seu espírito e arranjar uma outra garota? Pra isso vc não tem Coragem. E você amigo? Que quer matar sua família só pq ela não te dá atenção, crie uma família melhor com suas próprias mãos se não você é FRACO. E você que quer se matar porque perdeu alguém importante? Entenda, nada q vc fizer trará ela de volta e se por acaso existir uma pós vida ela te olharia com desprezo por não ter tentado viver. E você que quer se matar pois não encontrou felicidade em mais nada? ENTENDA a felicidade é subjetiva e requer esforço individual em algo, NINGUÉM, repito, NINGUÉM vai encontrá-la sem esse esforço mental.
Encerrando
Gostaria de agradecer ao ser que fez essa matéria, que é notável a dedicação pra trazer esse conteúdo e ainda responde em diversos comentários dando força aqueles que querem retirar sua própria vida, você é um ser muito foda que eu já respeito muito. E que inclusive tirou um pouco minha intenção de seguir com meu plano de assasinato.
E se alguém mais ler isso, saiba que existem alguns casos que a única saída é o suicidio, ex: Kamikaseb obrigado, o atentado do 11 de setembro onde varios pularam de um prédio em chamas e por aí vai...
Cada caso é sim um caso, mas a maioria que eu leio a pessoa tem sim chance de buscar uma inspiração, propósito aqui na terra SIM! Apenas não quer mais tentar, pois acha que será em vão ou apenas desistiu de tentar por fraqueza.
Não o Culpo por essa fraqueza, mas DIGO algo fundamental:
Sua maior fraqueza PODE ser transformada em sua maior força.
Ex: alguém que chora muito pode usar dessa emoção aflorada pra ajudar alguém assim como em Mob Pshicho.

11 de março de 2021 às 00:32

Pedro Coelho, foi uma matéria sem MUITAS intenções mas me fez refletir sobre muitas coisas. Eu apenas agradeço e continue sendo uma pessoa boa como aparenta ser, pois como vc mesmo descobriu nesse chat. Faltam muitos no mundo que façam o bem, contribua na sua parte sempre irmao, tmj.

Inclusive vi que o Blog é de Engenharia Química, que é exatamente o ramo da Química que almejo.

Vocês que virão posteriormente a mim e lerão isso aqui, sua vida não é apenas sua. Mesmo que todos tenham partido sempre tem alguém que precisa ou vai precisar de você. Viva e encontre alguém assim!

11 de março de 2021 às 17:18

Olá Stuckenberger

Eu fiquei muito feliz ao ver o seu testemunho irmãozinho, pois uma das minhas missões é ser luz na vida dos leitores do blog. Esse artigo polêmico deu bastante trabalho e eu ainda tenho que excluir alguns comentários pesados de vez em quando, pois tem gente que fica tirando sarro das religiões monoteístas citadas no artigo.

Além disso, eu agradeço bastante o seu comentário, pois além de agregar valor, ele também vai fazer as pessoas refletirem mais sobre as consequências do suicídio.

Depois da uma olhada nas páginas do blog, pois eu falo bastante das matérias do curso de engenharia química :)

Um forte abraço e que a paz esteja sobre vós

Anônimo
25 de abril de 2021 às 02:12

Não tenho muito oque comentar, pois ja sei tudo que se e necessário para gran finale, tenho depressão, trastorno de personalidade boderlayn e outros CID, to esperando o momento certo por incrível que pareça ja tinha estudado todos os métodos que não traumatiza se a família e meu filho me comentou sobre essa substância, fiquei interessada no assunto

25 de abril de 2021 às 12:00

Olá anônima

Tudo que nos passamos nessa existência terrena tem um por que. Eu também tenho uma doença crônica e sei que não é fácil, pois além da doença, a gente também tem que lida com o preconceito das pessoas em relação a nossa doença. As pessoas não tem preconceito apenas por causa da cor dos outros, mas sim por tudo aquilo que é estranho para elas.

O cianeto de potássio é uma substancia extremamente controlada, podendo a mesma ser comprada apenas por grandes laboratórios e indústrias. No entanto, existe o mercado negro da deep web que vende isso livremente.

O suicídio é um delito gravíssimo perante D’us, e eu não acho uma boa ideia desafia o cara lá de cima. Infelizmente, tudo que a gente passa é reflexo dos nossos atos durante a nossa vida, incluindo os atos de vidas passadas. Eu até te recomendaria fazer uma regressão, mas eu não sei qual é o seu credo religioso.

Anônimo
8 de maio de 2021 às 00:55

Qual Deus? Qual família? Quais amigos? Qual psiquiatra, se ele me prescreve 5 remédios caros e eu não tenho como comprar porque não tenho trabalho há um ano? A única coisa que tenho é tristeza, raiva. Não posso mais morar, porque não tenho trabalho. Acabou tudo. Morar nas ruas, eu não vou suportar isso de novo. Melhor acabar com esse sofrimento. Estou cansada, muito cansada! Quero descansar...

8 de maio de 2021 às 19:13

Olá anônima

Você não consegue retirar parte desses medicamento no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) do SUS? . O negócio é fala com o seu médico, pois dependendo da CID o governo é obrigado a fornecer os medicamentos no AME.

Além disso, eu também sei que tem a parte chata dos exames pra dar entrada la no AME, mas depois só vai ser necessário as receitas com as cópias para pode retirar os medicamentos. Caso o AME não forneça, você também pode procurar se informar sobre a lista de medicamentos da farmácia popular, que já é um outro meio para conseguir as suas medicações.

Não se esqueça dos seus direitos como cidadã e não se renda agora guerreira. Infelizmente, viver não é fácil, mas o cara lá de cima sempre envia algum de seus anjos para nos ajudar na batalha da vida.

Anônimo
17 de julho de 2021 às 10:50

Tirando toda a bobagem religiosa o texto é interessante. Suicídio não era algo tão incomum assim no passado (mas nunca era sinônimo de depressão). Em épocas onde a honra era tudo que importava valia mais perder a vida que a dignidade (como Sócrates por exemplo). O grande problema do sucídio é que as pessoas o procuram diante de qualquer dificuldadezinha. Portanto eu acho válido toda a desestimulação ao sucídio mesmo que seja através do medo. Seria eu um suicida? Depende apenas doque o futuro me reserva: viver ou apenas sobreviver?

17 de julho de 2021 às 19:56

Olá anônimo

A probabilidade de você está apenas sobrevivendo é bem grande, pois a vida nesse atribulado plano terreno meio que segue o famoso principio de Pareto, ou seja, 80 % sobrevivem e os outros 20 % realmente vivem. Isso é meio triste, mas não podemos perder as esperanças.

Espero que você tenha um futuro brilhante e não faça besteira ;)

Anônimo
19 de julho de 2021 às 16:52

Esse seu comentário sobre 80/20 me trouxe muita reflexão. Hoje o que mais deprime as 80 são o modo como se comparam as 20. No passado a comparação era entre os vizinhos e não entre o mundo inteiro. As pessoas não estão preparadas para isso. A competição que temos hoje já passou do nível saudável e está adoecendo cada vez mais as pessoas. Digo a qualquer um que leia: compare-se apenas a aqueles que estão no seu nível e isso talvez seja o antídoto que sua mente precisa (foi o meu). Grato pela resposta, fez toda a diferença na minha vida.

9 de agosto de 2021 às 20:31

Preciso urgentemente dessas cápsulas de cianureto. Tem muito rato aqui em casa!

10 de agosto de 2021 às 15:33

Olá anônimo

Você está querendo usar um veneno muito caro para acabar com um problema minúsculo, ou seja, você está querendo usar uma bazuca para acabar com os ratos.

A maneira mais simples, econômica e eficiente de evitar ratos é não acumulando lixo e entulho, vedando aberturas por onde eles possam entrar e se alojar e, no caso de uma invasão de ratos, usar estratégias e repelentes naturais.

Tem até um repelente natural que eu gosto bastante, que é uma mistura de hortelã com pimenta. Essa mistura você pode colocar perto de locais estratégicos onde eles possam entrar e se alojar. Além disso, você também pode colocar uns copos de refrigerante em pontos estratégicos, pois os roedores não tem capacidade de arrotar, ou seja, os ratos morrem após consumir o refrigerante.

Espero ter te ajudado a fazer uma boa economia :)

Um abraço

18 de agosto de 2021 às 21:08

A vida não tem sentido sem uma ração e eu não quero sofrer mais não tenho coragem pra enfrentar a vida sem minha esposa e minhas filhas elas são tudo pra mim mais sem elas não adianta viver

20 de agosto de 2021 às 16:17

Olá anônimo

Nesse momento, eu não sei o que te fala, pois perder a esposa e as filhas nessa pandemia não é fácil. Eu até poderia te aconselhar a fazer serviços de filantropia e caridade, pois manter a mente ocupada com isso pode te dar um novo sentido para a sua vida. Além disso, esse tipo de coisa vai enobrecer o seu espírito e alivia a dor da perda.

Meus sentimentos

Um forte abraço

Anônimo
24 de agosto de 2021 às 05:25

Obrigada pela mensagem. Procurei no intuito de fazer besteira mesmo. Tem sido muito difícil. Eu tomo 2 antidepressivos, mas é horrível quando gente próxima a vc só sabe te jogar pra baixo. Deus abençoe pela sua mensagem. Me fortaleceu. Meu filho precisa de mim.

24 de agosto de 2021 às 19:42

Olá anônima

Eu sei bem que lutar contra a depressão não é fácil, mas o cara lá de cima sempre levanta alguém para nos fortalecer. Eu fico feliz em ter sido usado por ele dessa vez :)

Que a graça do nosso senhor D’us pai esteja sobre você

Um forte abraço

26 de agosto de 2021 às 20:20

Preciso saber onde encontrar essas pílulas, obrigado

27 de agosto de 2021 às 19:21

Olá Triste

Esse tipo de coisa não vai te trazer felicidade. Você está precisando da pílula da felicidade, a famosa fluoxetina. Você deve conversar com seu médico sobre essa sua depressão urgentemente. Eu sei que viver não é fácil, mas o papai do céu não gosta desse tipo de pensamento autodestrutivo.

De coração, eu espero que esse comentário faça você refletir um pouco sobre a sua missão no plano terreno, pois a nossa existência tem um por que. De uma olhada com carinho no texto de advertência, pois tudo o que nos colhemos pode ser reflexo do que nos plantamos. Além disso, eu não vou falar muito de religiões abraâmicas aqui para não ficar chato ;)

Que a graça do nosso senhor D’us pai esteja sobre você

Um forte abraço

Anônimo
7 de setembro de 2021 às 20:39

A morte é um estado físico, porém o sofrimento, a tristeza, o medo de perder as pessoas, o sentimento de incapacidade de fazer as pessoas felizes, aquela sensação de aperto na garganta, esses e muito mais são estados emocionais, que podem doer mais do que a própria morte! E sim Deus pode curar, quando se tem forças para busca-lo, caso contrário nossa mente pode facilmente nos vencer e nos levar a atitudes drásticas.
Agradecer a Deus e busca-lo é sempre a atitude mais sábia.

24 de outubro de 2021 às 18:26

Olá João

O pós-vida de um suicida é bem pior do que qualquer tipo de problema da sua vida terrena. Além disso, eu sei que a vida não é fácil para boa parte de nós, mas não devemos ficar agindo com essa autopiedade.

O incentivo a pratica desse ato é algo extremamente egoísta e abominável, que não é visto com bons olhos pelo cara lá de cima. No entanto, você é livre para fazer o que você quiser com a sua vida, mas não vai adianta nada depois ficar reclamando das consequências.
Eu sei que boa parte de vocês não desejam isso realmente, pois estão pensando nisso por causa dos problemas da vida. Eu também sei que algumas pessoas têm mais problemas do que um livro de matemática, mas isso faz parte da nossa existência.

Eu não vendo essas cápsulas e nem indico locais de venda, pois eu não quero perder os meus poucos leitores. Eu gosto de vocês, por favor, não façam besteira.

Espero que tenha entendido

Um abraço

Anônimo
19 de novembro de 2021 às 12:31

Deus, pós vida, anjos, espíritos nada disso é comprovadamente real. A unica coisa que é certa nessa vida é que todos irão morrer algum dia de alguma forma, a diferença de um suicida é que vai escolher tanto o dia quanto a forma de morrer. Então nao da pra entender todo esse mimimi de todos vocês, palavras ja nao ajudam em nada, nada mais ajuda, nada mais vai mudar, se mudar é apenas para pior assim como o mundo todo.

19 de novembro de 2021 às 15:32

Olá anônimo

Você pode até não acreditar, mas não vai adiantar nada depois ficar reclamando das consequências. Além disso, eu também sei que a vida é uma “merda”, mas isso é tudo culpa dos próprios seres humanos.

Inicialmente, eu poderia até te indicar um psicólogo (ou psiquiatra), mas eu não sei o motivo dessa revolta com a vida. Eu só espero que você não faça besteira, pois não é legal destruir a família de maneira covarde e egoísta.

Não se esqueça de que ainda tem pessoas ao seu lado que te amam muito ;)

Anônimo
5 de dezembro de 2021 às 16:18

Sei que depois da morte tem outro plano e sei o que a igreja prega sobre um suicida, eu sei de todos os riscos , e msm assim eu quero tomar a decisão de tirar minha vida e de uma forma rápida, e na vdd eu não sinto que Deus está comigo sou cristão desde berço e perdi a fé , estou com tudo pronto só quero um jeito mais rápido pq se enforcar isso sim traumatiza um família!

6 de dezembro de 2021 às 19:16

Olá anônimo

Eu acredito que você não está conseguindo escutar a voz do seu anjo da guarda que te orienta em pensamento por algum motivo. O negocio é se afastar de coisas erradas para conseguir voltar a ouvir o cara lá de cima. Não desista, faça o teu melhor na condição que você está.

Eu sei que não é fácil, mas nós somos peregrinos nesse plano de provas e expiações. Procure ajuda medica, espiritual e familiar. Não abandone sua família nessa hora difícil de maneira covarde.

Que D’us te abençoe irmão

Mazal Tov

11 de dezembro de 2021 às 18:52

Vim aqui só para me informar melhor sobre as consequências desse remédio, para por em minha fic, cujo meu personagem irá matar o companheiro por pura obsessão.

Muito obrigada! Tirou todas as minhas dúvidas e agora posso escrever com clareza ♥️

30 de dezembro de 2021 às 01:58

Olá dono do blog, poderia me responder pq o médico de Hitler sugeriu que ele se suicida se tomando essa pílula e dps tomando um tiro na cabeça? Um tiro na cabeça só, não é o suficiente? Outra dúvida, manter esse post é uma boa ideia? Eu vim aqui por estar curioso sobre a pílula, mais 99% da galera que veio, é apenas pra fazer besteira

1 de janeiro de 2022 às 16:05

Olá anônimo

Esse veneno é bem forte e caro, logo ele não precisaria dar um tiro em si mesmo para cometer suicídio. Além disso, eu acho que essa história de suicídio tenha sido forjada, pois eu acho que ele fugiu com alguns nazistas para America Latina.

Eu escrevi esse artigo com intuito de ajudar as pessoas que tem depressão. Além disso, esse é o único artigo do blog onde eu falo de religião, pois esse assunto é bem delicado, logo eu tive que falar de religião de uma maneira nada convencional. Obs: Você nunca vai ver um evangélico que nem eu falar dessa maneira ;)

Eu sei que não é fácil, mas eu já consegui salvar algumas vidas assim. Além disso, os curiosos adoram a história do Rasputin :)

Espero que tenha entendido

Um abraço

Anônimo
7 de junho de 2022 às 01:16

Ao ingerir o cianeto a pessoa sente dor? Ou só apaga mesmo?

9 de junho de 2022 às 07:20

Olá anônimo

A pessoa senti as dores de uma intoxicação por cianeto, logo os sintomas mais comuns são: dor de cabeça, vertigem, diminuição da coordenação motora, arritmia, bradicardia, torpor, coma e morte.

2 de setembro de 2022 às 02:56

Eu assisti uma série coreana de uma advogada autista no Netflix, no episódio o réu pegou uma pirula e tomou no meio do tribubal pq estava perdendo e teria pagar um milhão reais, mas chamaram ambulância e disseram aplicaram um andidoto e depois ele se recuperou tomando acho que soro (aquele poste que paciente hospital fica com saquinho com líquido ligado na veia do braço). Pergunta sabe que andidoto é esse e se tem algum jeito de evitar o andidoto funcionar?

2 de setembro de 2022 às 21:11

Olá Breno

O antídoto mais usado no tratamento de uma intoxicação aguda por cianeto é a hidroxocobalamina, sendo que o tiossulfato de sódio e nitrito de sódio devem ser apenas considerados se a hidroxocobalamina estiver indisponível ou se houver alguma contra indicação ao uso da hidroxocobalamina, pois alguns pacientes são sensíveis a hidroxocobalamina.

O antidoto precisa ser administrado às pressas, pois se demorar muito tempo o antidoto pode acabar não funcionando.

Obs: Essas medicações são administradas por via intravenosa.

Espero ter conseguido tirar a sua duvida

Um abraço

26 de novembro de 2022 às 20:39

Onde comprar, a intenção é se matar mesmo!

27 de novembro de 2022 às 16:29

Olá Luan

Não faça isso, lembre-se das pessoas que gostam de você. Eu sei que você deve estar passando por um momento difícil, mas tudo nessa vida passa. O suicídio não vai te ajudar em nada, e você deve ter visto no texto acima que isso só vai piorar as coisas para você.

Eu não sei se você acredita em D’us, mas a fé nele pode te ajudar nessa caminhada no vale da sombra da morte.

Procure ajuda médica e espiritual urgentemente, pois você não está bem emocionalmente.

2 de janeiro de 2023 às 18:31

Alguem sabe onde conseguir algumas ou alguma coisa q não tenha tanta dor?

3 de janeiro de 2023 às 00:47

Olá Leitor

Não vale a pena pensar nisso querido leitor. Eu sei que eu não posso te ajudar com isso, mas eu posso te aconselhar a buscar ajuda médica e espiritual, para vencer essa depressão.

Eu não sei pelo que você está passando, apenas não tenha medo de lutar, pois enquanto há vida, há esperança de um amanhã melhor do que hoje. Não desista das pessoas que te amam, lute e vença esses desafios da vida com fé, que é uma ferramenta capaz de mover montanhas.

Não é fácil, mas não devemos desistir. Tenha fé e lute por um amanhã melhor :)

Anônimo
3 de janeiro de 2023 às 21:13

A maioria quer se matar sem sentir dor, ate no ato mais honroso da vida querem se eximir da única consequência ruim da morte. No dia que eu quiser cometer suicídio, comprarei uma katana,viajarei centenas de quilômetros dos meus familiares, entrarei numa mata densa e cortarei minha barriga lá mesmo com uma carta assinada por mim afirmando que não foi homicídio, que foi eu mesmo que o fiz, caso alguém algum dia achasse meu corpo. Aos fracos, tomem 10 comprimidos de Clonazepan e quando começarem a ficar tontos de sono, tomem o cianeto, será um sono eterno.

4 de janeiro de 2023 às 19:05

Olá anônimo

Depressão é um assunto sério, e nenhum depressivo é igual ao outro. Tem alguns depressivos loucos que apreciam a sensação da automutilação, e mutilam o próprio corpo com euforia ao tentar provocar o próprio homicídio, e isso na minha humilde opinião é algo meio macabro.

Já outros querem partir de maneira tranquila e sem dor. No entanto, ambos estão errados, e precisam buscar tratamento médico e espiritual, para trazer um pouco de paz e vontade de viver. Eu não sou formado em psicologia, mas eu me esforço pra dar bons conselhos para vocês, e eu já consegui salvar algumas vidas.

Eu conheço venenos piores e bem mais fáceis de se encontrar que o cianeto, mas eu não quero perder os meus leitores para o coisa ruim.

Busquem ajuda ai galera, pois o tio aqui também fica preocupado com vocês.

Espero que tenham entendido

Um abraço

10 de fevereiro de 2023 às 13:46

Eles dizem que eu não morro de jeito nenhum que eu posso tomar tiros beber cianeto que eu não morro alguém teria uma sugestão tô sendo humilhada demais quero partir pra ele ficar rico. Alguma sugestao

11 de fevereiro de 2023 às 09:11

Olá anônima

Denuncie esse indivíduo que está te humilhando e deixa ele “preso” na cadeia, pois agressão contra a mulher é crime. A Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) define que a violência doméstica contra a mulher é crime e aponta as formas de evitar, enfrentar e punir a agressão. Também indica a responsabilidade que cada órgão público tem para ajudar a mulher que está sofrendo a violência.

Espero ter ajudado

Um abraço

16 de fevereiro de 2023 às 14:41

Tenho depressão e todos acham que é frescura.. já frequentei psiquiatra e a sertralina e fluoxetina nada adiantaram. Já rezei, já pedi ajuda a meus filhos e nada. Deve ser uma bosta de pessoa porque sinto que ninguém me ama de verdade. Clamo a deus para que as pessoas me ajudem,mas ninguém me socorre. Sei que suicídio não é um ato cristão,mas sei também.que já não estou aguentando tanta tá solidão e desprezo. Acho que sofrerei em outro plano,mas estou sofrendo aqui também. Por isso preciso partir. E se essa história de outro plano não existir? Pelo menos terei dado um basta a essa minha vida medíocre.

16 de fevereiro de 2023 às 20:27

Olá Ninguém

Nesse momento você vai se sentir alguém, e eu te aconselho a não fazer besteira, pois tudo que a gente passa nesse plano é reflexo dessa existência (ou de uma anterior que a gente não se recorda). Se esse é o seu desejo apenas ore pedindo isso, pois faze-lo com as suas próprias mãos vai lhe trazer sérias consequências no outro plano.

Além disso, quando a gente ora pedindo isso com sinceridade o cara lá de cima olha para a nossa alma e dá o que ela necessita nesse momento de dificuldade.

Como diz a escrituras: Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. As vezes nos oramos pedindo besteiras para o criador, mas nós temos ao nosso redor um anjo que filtra as nossas orações para que elas cheguem ao nosso criador pedindo aquilo que a gente realmente precisa, e as vezes não é aquilo que a gente espera, mas é o que precisamos.

Viver não é fácil, mas temos que lutar e se espelhar nos ensinamentos das sagradas escrituras. Traga a memória aquilo que lhe traz esperança, e lembre-se das pessoas que dependem de você, e eu sei que deve haver alguém, mas o pecado do egoísmo não está deixando você ver essas pessoas.

Lembre-se que não cai uma folha da árvore sem que D’us permita, logo seja forte e continue seguindo a Jesus Cristo, e não desista desse caminho ;)

Obs: Eu tenho depressão de vez em quando e sei que não é fácil.

Que a paz do nosso senhor Jesus Cristo esteja sobre vós nesse momento de dificuldade, e lhe ajude a vencer essa peleja contra a depressão.

27 de fevereiro de 2023 às 03:08

Minha vida é uma grande mentira. Vivo rindo para todos, sou educada, carinhosa com todos, pois eles nada tem a ver com os meus problemas. Há 5 anos tenho psiquiatra, psicanalista, tomo muitos remédios, mas o buraco no peito, o choro, a vida pequena e sem realizações me destrói, choro muito escondido daqueles que acham a minha vida perfeita. Tenho 2 pais com Alzheimer, não suporto ve-los assim, estou morrendo de dor. Também não consigo manter um relacionamento, sou sempre abandonada, incompreendida e estou exausta de viver, a lucidez da vida me apavora, perdi a vontade para tentar ter uma vida. Tenho depressão,pânico, esquizofrenia,não tenho vida e não quero mais existir. Tentei uma vez não deu certo e não foi para chamar a atenção, me sinto perdida, pequena e desimportante como a vida. Tudo o que faço com todos nunca é o bastante. É um direito meu de viver ou morrer e não acredito que Deus, tão cheio de amor me abandonaria no sofrimento e escuridão, ele nos ama. Eu realmente desejo partir, mas em silêncio, sem alardes, moro só... vou consegui encontrar esses comprimidos e vou descansar.

27 de fevereiro de 2023 às 22:02

Olá Anne

Eu estou aqui apenas para alertar das consequências, pois quem nos julga não é D’us, mas sim a nossa própria consciência que acaba nos levando para lugares sombrios por causa de nossos próprios remorsos. Honestamente, eu não desejo isso para ninguém, mas você tem o livre arbítrio e eu espero que você não faça besteira.

Se você acredita em D’us, comece a buscar ele de todo o seu coração. Se arrependa dos seus erros perante o altíssimo. Comece a orar e a pedir sabedoria e inteligência para que ele possa te guiar por um caminho de luz, pois desistir não vai te levar a lugar nenhum.
Eu sei que a vida não é fácil, mas temos que ter “FORÇA NA PERUCA” para lutar :)

VOCÊ É IMPORTANTE PARA D’US E ELE ESTÁ ME USANDO PARA QUE VOCÊ SE LEMBRE DISSO.

D’us nem sempre usa as pessoas mais fortes, inteligentes ou famosas para fazer grandes obras, mas sim as pequenas. Eu sei que não é fácil ver os nossos pais doentes, mas temos que ser fortes e honrar eles nesse momento difícil. Você é muito importante para eles.

Que a paz do nosso senhor Jesus Cristo esteja sobre vós nesse momento de dificuldade, e lhe ajude a vencer essa peleja contra a depressão.

19 de junho de 2023 às 23:49

"O pós-vida de um suicida é bem pior do que qualquer tipo de problema da sua vida terrena" Como vc sabe? Já esteve lá?

20 de junho de 2023 às 18:36

Olá David

Eu tenho um pouco de mediunidade, e já cheguei a ver coisas pavorosas do outro lado da vida. Além disso, tem várias cartas psicografadas na internet de suicidas que se arrependeram de terem cometido tal ato. Eu apenas estou avisando vocês das consequências que isso pode causar, mas a escolha é de vocês.

Pare de ser teimoso e procure ajuda o mais rápido possível para ser feliz

Mazal Tov

18 de agosto de 2023 às 14:57

Ah vai só diz aonde encontra e pronto ,, quem quiser se matar que se mate pow

18 de agosto de 2023 às 20:01

Olá Fabrício

A advertência que foi colocada na postagem não está lá atoa. O blog é um espaço pró-vida, logo eu não vou falar onde se vende o cianeto de potássio. Além disso, o cianeto de potássio é um produto controlado pelo Ministério do Exército, logo esse composto é algo bem complicado de se adquirir de forma legal aqui no Brasil.

Espero que eu tenha sido claro

Um forte abraço

31 de agosto de 2023 às 00:21

quantas "pessoas" ignorantes, criaturas superficiais das quais comentam animes e katanas, como se vivessem na merda de um romance de 1970.
Voltem para a escola crianças. Vocês não conhecem a dor da depressão. Sua nota baixa da escola pode aumentar, assim como podes arranjar uma namorada nova, agora não se comparem ou não falem besteira diante do que não sabem. Voltem para seus animes, crianças!
é gay e tem medo ou vergonha? te fode vai, mas não torne uma dor real em um problema de quinta série ou adolescente

19 de setembro de 2023 às 04:43

Sou ateu não quero saber da porra do seu deus só queria cianeto de potássio odeio gente, crente vai pregar na igreja

20 de setembro de 2023 às 04:24

Olá Monique

Como diria o finado Chorão: Cada escolha, uma renúncia, isso é a vida.

Eu estou aqui apenas para advertir vocês das consequências, ou seja, eu estou meio que agindo como um anjo.

No entanto, eu sei que tem pessoas que gostam de aprender com os próprios erros, e eu respeito isso. Além disso, esse seu ódio não vai lhe ajudar em nada.

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top