-->

Al-Khwarizmi – O pai da álgebra

Abū ‘Abdallāh Muhammad ibn Mūsā al-Khwārizmī foi um matemático, astrônomo e geógrafo persa. Ele é conhecido por ser o "pai da álgebra" e por apresentar a notação posicional decimal indiana para o mundo ocidental. Além disso, as palavras “algarismos” e “algoritmo” são oriundos do seu nome.

retrato abu abdallah muhammad ibn musā al-khwarizmi image
Retrato de Abū ‘Abdallāh Muhammad ibn Mūsā al-Khwārizmī


A vida e a obra de Al-Khwārizmī


Nascido em Khawarizm (Khiwa), no sul da cidade do rio Oxus (atual Uzbequistão) por volta de 780 D.C, Al-Khwārizmī migrou com seus pais para um lugar ao sul de Bagdá, no Iraque, onde futuramente pegou o gosto pela matemática e astronomia.

Al-Khwārizmī e a álgebra


A palavra álgebra vem do título de um seus livros “Al-kitab al-mukhtasar fi hisab al-jabrwa’l-muqabalah” (“O livro da compendia no cálculo pela conclusão e balanceamento”) no qual ele apresenta a sua criação, a álgebra.

Em seu livro, Al-Khwārizmī não somente deu o nome de “álgebra” a está ciência, em seu significado moderno, como abriu uma nova era da matemática. Ele foi o primeiro a escrever sobre a álgebra, e depois dele veio Abu Kamil Shuja Ibn Aslam, e muitos outros que seguiram seus passos, fazendo com que a álgebra evoluísse. Além disso, muitos autores da Andaluzia (Comunidade Autônoma Espanhola) fizeram bons comentários sobre o seu livro, sendo um dos melhores exemplos o de Al Qurashi.

Al-Khwārizmī e o sistema de números hindu-arábico


No século 9, Al-Khwārizmī fez um livro explicando o Sistema de Numeração Decimal hindu que são 10 símbolos, hoje conhecidos como 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9, e por causa dele ser árabe, os números hoje são chamados de hindu-arábicos. Séculos mais tarde, este livro foi trazido para a Europa e traduzido para o latim, e de lá foram espalhados para o mundo inteiro.

O legado de Al-Khwārizmī


O trabalho de Al-Khwārizmī inspirou grandes matemáticos muçulmanos, que por consequência disso, aumentaram o número de equações de seis para vinte, e para todas elas, acharam soluções fundadas em sólidas demonstrações geométricas.

Nessas equações algébricas, a incógnita era denominada de “xay” (coisa), que foi uma denominação criada pelo matemático Omar Khayyam, e quando transcrita pelos espanhóis foi denominada de X. Além disso, os trabalhos de Al-Khwārizmī com os números hindus foram ampliados e aprofundados por outros matemáticos muçulmanos que o seguiam.

Referências

  • NOBILIONI,G. KRIKORIAN,J. GRESPAN, M. Livro 1 Matemática – Álgebra – Trigonometria e Geometria Plana, Coleção Objetivo – Sistema de Métodos de Aprendizagem, CERED.
  • História da Informática, Pedro H.C.Mendes e Weslley Rosas, Santos 2009.

Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

2 Comentários de "Al-Khwarizmi – O pai da álgebra "

Anônimo
12 de maio de 2019 às 16:37

Muito interessante saber, irei ter um trabalho de matematica e esse é um dos temas do trabalho MT OBG :)

12 de outubro de 2019 às 08:44

Eu gosto de trabalhar com a matemática para tudo que faço

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top