-->

O que é Hidroxiprolina? - Função, Benefícios e Alimentos Ricos nesse Aminoácido

A hidroxiprolina é um aminoácido derivado da prolina que foi descoberto por Hermann Emil Fischer em 1902, no hidrolisado ácido da gelatina. Em 1905, Friedrich Hermann Leuchs obteve esse aminoácido através de uma síntese, onde foi esclarecida sua estrutura química, e ele a chamou de Hidroxiprolina.

estrutura quimica hidroxiprolina alimentos
Estrutura química da hidroxiprolina

Síntese de Obtenção da Hidroxiprolina



A síntese de obtenção da hidroxiprolina é feita através do tratamento do produto da hidrolise da gelatina, que se trata primeiramente com ácido flaviónico, para separar a arginina. A prolina se separa depois, a partir do filtrado em forma de sal de ácido rodanílico, e a hidroxiprolina precipita como reineckato.

Sendo esse reineckato de hidroxiprolina tratado com piridina, para a liberação da hidroxiprolina pura de sal, que é recuperada e cristalizada.


Funções e Benefícios da Hidroxiprolina


Uma das funções da hidroxiprolina é o seu uso na síntese de colágeno do corpo, que é muito importante para os ossos e tecidos da pele. Esse aminoácido é um componente importante da proteína do colágeno e desempenha um papel fundamental na estabilidade da hélice tripla do colágeno.

O colágeno é a principal proteína estrutural encontrada nos tecidos conjuntivos de animais e está presente em locais tais como a pele, tendões e ossos. Essa proteína é responsável pela elasticidade, beleza e firmeza da pele. Além disso, a principal função do colágeno na pele é ser a primeira defesa contra ataques externos de microrganismos.

Além disso, um dos benefícios da hidroxiprolina é que ela pode ser utilizada como marcador nos exames de urina, para avaliar a perda mineral óssea. Sendo o consumo contra-indicado nos dias anteriores a realização do teste do exame de urina, para não alterar os resultados.

Esse aminoácido também pode ser usado como um indicador para determinar a quantidade de colágeno, sendo que os níveis elevados de hidroxiprolina na urina e / ou soro estão normalmente associados à degradação do tecido conjuntivo.

Alimentos Ricos em Hidroxiprolina


A hidroxiprolina não é essencial na alimentação do homem e nem na dos animais. Como vimos acima, sabe-se pouco sobre sua função no metabolismo. Sabe-se que a ingestão de hidroxiprolina origina um aumento da glicose em animais.

Os alimentos ricos em hidroxiprolina de origem animal são esses: carnes (boi, frango, porco), peixes, gelatina de origem animal, ovos, leite, e produtos lácteos como iogurte. Já os de origem vegetal: sementes de alfarroba, brotos de alfafa, pimentão, repolho, salsa, laranjas, limões, romã, kiwi, banana, manga, melão, etc.

Referências



Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

0 Comentários de "O que é Hidroxiprolina? - Função, Benefícios e Alimentos Ricos nesse Aminoácido"

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top