-->

Destilação por arraste de vapor: Funcionamento, Usos, e Vantagens do processo

A Destilação por arraste de vapor (também conhecida como destilação a vapor) é um processo de separação usado para purificar e isolar substâncias sensíveis à temperatura, como compostos aromáticos naturais. Onde é adicionado vapor ou água ao aparelho de destilação, diminuindo os pontos de ebulição dos compostos. Sendo objetivo desse método aquecer e separar os componentes a temperaturas abaixo do seu ponto de decomposição.

aparelhagem destilaçao arraste vapor laboratorio


Funcionamento da destilação por arraste de vapor

A destilação por arraste de vapor é aplicável a líquidos que geralmente são considerados imiscíveis ou a líquidos miscíveis, quando o grau de miscibilidade é muito pequeno.

Essa mistura de dois líquidos imiscíveis (como por exemplo, água e compostos orgânicos) é primeiramente aquecida e agitada, após isso, a superfície de cada líquido começa a exercer a sua própria pressão de vapor como se o outro componente da mistura estivesse ausente, sendo que também não acaba ocorrendo reação química entre eles. 

A pressão de vapor do sistema aumenta em função da temperatura além do que seria se apenas um dos componentes estivesse presente. Quando a soma das pressões de vapor excede a pressão atmosférica, começa a fervura. Como a temperatura de ebulição é reduzida, os danos aos componentes sensíveis ao calor são minimizados.

Sendo a pressão que cada um deles exerce,é a mesma de que quando estavam sozinhos e, a soma das pressões é igual a pressão total exercida pelo sistema. Isto é:


P (total) = p1 +p2 + …........+ pn,

Sendo P = pressão total e, p1 , p2, etc, as pressões parciais dos componentes

O ponto de ebulição da mistura será a temperatura na qual a soma das pressões de vapor é igual à da atmosfera. Está temperatura será menor que o ponto de ebulição do componente mais volátil, e como um dos componentes é a água, a destilação por arraste de vapor à pressão atmosférica resultará na separação do componente de ponto de ebulição mais alto a uma temperatura inferior a 100°C .

Esse ponto de ebulição se manterá constante durante toda a operação da destilação, bem como a composição do recolhido destilado independente do volume obtido.



esquema destilaçao arraste vapor
Esquema da aparelhagem usada para destilação por arraste de vapor

Usos da destilação a vapor


A destilação a vapor é o um dos métodos preferidos para isolar os óleos essenciais. Sendo também usado para "decapagem a vapor" (limpeza química) em refinarias de petróleo e para separar compostos orgânicos comercialmente importantes, como ácidos graxos.

Além disso, a destilação por arraste de vapor também é usada para remover os contaminantes da água para torná-la essencialmente inerte. Essa água destilada é muito usada em laboratório por técnicos por causa desse motivo, pois não adiciona nada ao componente que está sendo testado. A água destilada não contém minerais, o que a torna inadequada para beber e para usar em aquários, mas boa para extração de óleo essencial, experimentos científicos e muito mais.

Vantagem da destilação por arraste de vapor em relação a destilação simples


As técnicas tradicionais de destilação requerem aquecimento direto da mistura para evaporar seu conteúdo. Embora isso funcione bem para a maioria das soluções inorgânicas e algumas orgânicas, existem muitos compostos orgânicos que se decompõem a altas temperaturas, incluindo muitos óleos essenciais naturais e compostos aromáticos.

A vantagem da destilação por arraste de vapor em relação à destilação simples é que o ponto de ebulição mais baixo reduz a decomposição de compostos sensíveis à temperatura. Esse tipo de destilação é bem útil para a purificação de compostos orgânicos, embora a destilação a vácuo seja mais comum.

Para garantir que os compostos orgânicos necessários não sejam destruídos durante o processo de destilação, os técnicos acabam destilando esses compostos a temperaturas mais baixas.

Quando compostos orgânicos são destilados, o vapor é condensado. Como a água e os orgânicos tendem a ser imiscíveis, o líquido resultante geralmente consiste em duas fases: a água e o destilado orgânico. Nessa hora, a decantação ou partição pode ser usadas para separar as duas camadas para obter o material orgânico bem purificado.

Referências


Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

5 Comentários de "Destilação por arraste de vapor: Funcionamento, Usos, e Vantagens do processo"

22 de dezembro de 2021 às 15:42

Esse equipamento extrai óleo de hortelã .? Como poderia adquirir um equipamento para extrair o óleo da folha de hortelã

23 de dezembro de 2021 às 21:16

Olá anônimo

A resposta é sim. Além disso, você consegue encontrar esse destilador a venda no mercado livre :)

18 de fevereiro de 2022 às 15:30

Muito legal seu post! Vai ajudar no meu relatório. Obrigada!

6 de junho de 2023 às 06:00

Grata pelo artigo. Qual a duração ideal da extracção de um lote de alfazema? Cumprimentos Maria

6 de junho de 2023 às 21:05

Olá Maria

Em geral, o processo de destilação por arraste de vapor pode levar de algumas horas a vários dias para ser concluído. Durante esse tempo, o vapor de água passa pela planta de alfazema, liberando e carregando consigo os componentes voláteis, incluindo o óleo essencial. Esses vapores são então resfriados e condensados para obter o óleo essencial separado da água.

A duração da destilação pode ser influenciada por fatores como o tamanho das plantas utilizadas, a quantidade de material vegetal processado, a temperatura e a pressão de destilação, bem como o equipamento específico usado. Além disso, também é importante monitorar o processo e realizar análises para determinar quando a extração atingiu um ponto de rendimento satisfatório.

Espero ter ajudado

Um abraço

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top