-->

Spray de vidro líquido: Como funciona e as suas aplicações

Desenvolvido na Alemanha pela empresa Nanopool, o spray de vidro líquido é basicamente feito de dióxido de silicone (SiO2), sendo transparente e não tóxico, ele é capaz de proteger qualquer tipo de superfície contra danos causados por água, terra, raios UV, calor e bactérias. Além disso, o spray de vidro líquido possui uma proteção flexível que possui “poros”, que o torna utilizável em vários produtos.

tecido protegido vidro liquido -usos aplicações e funcionamento do spray de vidro liquido
Tecido protegido com vidro liquido

Como funciona o spray de vidro líquido


Quando aplicado em uma superfície, o spray cria uma camada ultrafina que não pode ser vista a olho nu, grudando na superfície em uma escala nano molecular por causa das forças quânticas envolvidas. Além disso, o efeito dele é prolongado, pois as bactérias que degradam essa proteção se reproduzem com muita dificuldade na superfície.

O spray de vidro líquido funciona basicamente como uma camada de proteção contra os danos causados por água, terra, raios UV, calor e bactérias. Ele não faz mal ao meio ambiente e nem a saúde humana; é quimicamente inerte e altamente resistente a alguns tipos de ácidos e solventes.

Aplicações do spray de vidro líquido


O spray de vidro líquido é bem fácil e simples de ser aplicado, sendo que após uma limpeza preparatória, itens como lavatórios, pára-brisas e tecidos podem ser revestidos em questão de poucos segundos. Além disso, a grande maioria das superfícies revestidas com o spray pode ser limpa com apenas água, reduzindo, e muito, o uso de produtos de limpeza prejudiciais para o meio ambiente, e graças a isso, o spray de vidro líquido pode ser aplicado em:

Roupas


Como o spray não pode ser visto a olho nu, ele também pode ser aplicado em roupas, a fim de torná-las resistentes a manchas e a sujeira.

Indústrias


Nas indústrias, o spray de vidro líquido pode ser aplicado nos produtos ou no ambiente de trabalho. Em geral, ele é aplicado nas máquinas e nos pisos, para tornar mais fácil a sua limpeza.

Nas indústrias alimentícias, o spray de vidro líquido pode ser usado na esterilização e desinfecção de instrumentos, sendo que, após o uso do spray, os instrumentos só irão apenas precisar de um “banho de água quente” para se livrar das bactérias e da sujeira. Essa proteção do spray dura cerca de 3 meses.

Plantações


Como o spray de vidro líquido possui “poros”, logo ele também pode ser aplicado em sementes e plantas. Segundo testes feitos em vinhedos, mostraram que as uvas se desenvolvem com menos fungos e ficam mais bonitas, e, além disso, as sementes tratadas com o spray se desenvolvem com mais facilidade do que aquelas sem spray.

Hospitais


O spray de vidro líquido pode ser usado em diversas áreas do setor de saúde. Ele pode ser aplicado em roupas, estetoscópios, instrumentos cirúrgicos, paredes, pisos, salas de operação, mesas de cabeceira, etc. Além disso, ele pode ser aplicado em boa parte das superfícies de um hospital, pois a presença do spray inibe e dificulta a reprodução de bactérias e fungos.

Monumentos, praças, edificações e comércios


Nesses locais, o spray de vidro líquido pode ser usado como revestimento anti-pichação e antibacteriano. Além disso, o spray pode ser aplicado em pisos e paredes para tornar mais fácil a sua limpeza.

Carros e motos


Em carros e motos, quando o spray de vidro líquido é aplicado nas rodas, elas se tornam fáceis de limpar e livres de manchas; quando aplicado nos freios, a poeira do freio não queima dentro do revestimento.

Além disso, o spray pode ser aplicado na lataria dos carros e motos, para torná-los mais resistentes à corrosão e mais fáceis de limpar. Nos assentos dos carros e motos, o spray pode ser aplicado para torná-los significativamente resistentes a odores, manchas e ação microbiana.

Aviões


Nos aviões, o spray de vidro líquido pode ser usado para revestir carpetes e tecidos a fim de proteger contra manchas e desgastes, e em superfícies de cozinha para melhorar a aparência do local. Além disso, o spray pode ser aplicado nos assentos e nos vasos sanitários, para inibir a reprodução microbiana.

Navios


Em navios, o spray de vidro líquido pode ser usado para revestir carpetes e tecidos, assim como também pode ser usado nas cozinhas dos restaurantes e banheiros. Além disso, o spray pode ser usado no casco e em outras partes, para proteger a estrutura do navio do meio corrosivo, lembrando que o ambiente marinho acelera muito a corrosão das estruturas expostas.

Referências


Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

0 Comentários de "Spray de vidro líquido: Como funciona e as suas aplicações"

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top