-->

Herbert Dow – O Fundador da Dow Química

Nascido em 26 de Fevereiro de 1866 em Belleville, Ontário no Canada, Herbert Henry Dow foi químico, fabricante e inventor, que fundou a empresa Dow Química e desenvolveu mais de 100 processos Químicos.

herbert henry dow quimica
Herbert Henry Dow
Dow acabou nascendo no Canadá, mas, sua família era da Nova Inglaterra, para onde acabou retornando seis semanas depois de seu nascimento. Dow passou a maior parte de sua adolescência em Birmingham, Conn (Atualmente, Derby).

Quando Dow tinha doze anos, sua família se mudou para Cleveland, Ohio. Pois, seu pai conseguiu um emprego na Derby Shovel Manufacturing Company. O pai de Dow era o Engenheiro Mecânico, Joseph Henry Dow, que era um inventor com um constante interesse em turbinas.

Dow era uma criança prodígio, que acabou herdando esse interesse por turbinas de seu pai e, como consequência disso, Dow acabou trabalhando com seu pai em um projeto de uma turbina a vapor, que foi usada por muitos anos pela Marinha dos Estados Unidos na propulsão de torpedos.

Depois de se forma no ensino médio em 1884, Dow ingressou no curso de química na Case Western Reserve University, onde se graduo em 1888 e tornou se membro da Phi Kappa Psi Fraternity.

Durante sua Graduação, Dow descobriu que podia se separar cloro e bromo da salmoura, empregando voltagens adequadas para a corrente elétrica. Depois de graduado, Dow se dedicou a aprimorar o método de separação e, em 1890, com apoio de um amigo e de sua família, monto uma instalação em galpão em Midland, Michigan, com a intenção de produzir bromo, a partir de salmouras existentes naquela região.

Nos primeiros anos, Dow passou por alguns problemas econômicos que frequentemente eram mais cruciais que os problemas de caráter técnico. Em 1895, Dow organizou a Dow Process Company e, auxiliado por Charles Nold, fundou a Dow Chemical Company (Dow Química) em 1897.

A Dow Química começou apenas extraindo cloro de salmouras, e posteriormente passou a também obter o bromo através da mesma salmoura. A Dow Química cresceu muito com o tempo e, passou a produzir outros produtos químicos.

Antes da morte de Dow em outubro de 1930, a Dow Química fabricava dezenas de produtos orgânicos e inorgânicos, e suas vendas chegaram a 20.000.000 de dólares anualmente.

Em Janeiro deste mesmo ano, Dow foi condecorado com a Medalha de Perkin por seus méritos pessoais, e anteriormente já havia recebido o titulo honoris causa da Case Western Reserve University e da University of Michigan. Devido a suas 100 patentes na indústria química e em outros campos.

Referências


Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

0 Comentários de "Herbert Dow – O Fundador da Dow Química "

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top