-->

O que é Metionina? – Função e Alimentos Ricos nesse Aminoácido

A metionina (L-metionina) é um aminoácido, que foi descoberto por John Howard Mueller em 1921. Ele isolou esse aminoácido, mas submeteu uma fórmula incorreta de soma, que foi corrigida apenas três anos depois por seu colega pesquisador S. Odake, do Japão.

Em 1928, George Barger e Frederick Philip Coyne sintetizaram e identificaram sua estrutura química e, depois de consultar Mueller que quis atender ao pedido de Odake, denominaram de metionina.

estrutura quimica metionina função alimentos
estrutura química metionina

Obtenção da Metionina em Laboratório


A metionina é obtida através do tratamento do produto da hidrolise ácida da caseína com sulfato de mercúrio. Onde precipita a metionina, o triptófano e um pouco de tirosina. O precipitado é colocado em suspensão na água, e o mercúrio é eliminado como sulfureto.

Logo se submete o triptófano e a metionina a cristalização fracionada. Finalmente, se obtém a L-metionina com um rendimento muito pequeno.

Função e Benefícios da Metionina


A metionina é um aminoácido que possui um grupo metila instável, que é de grande importância no mecanismo da transmetilação para síntese da colina, creatina e fosfolipídios.

Esse aminoácido proteinogênico contém enxofre e tem como função atuar como intermediário na biossíntese de diferentes fosfolipídios. A metionina é importante no metabolismo do folato e homocisteína e também ajuda na desintoxicação do fígado. Enquanto, a conversão inadequada de metionina pode levar à aterosclerose, que é o acúmulo de gorduras, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias e dentro delas.

Em outras palavras, a metionina é um dos aminoácidos essenciais necessários à sua saúde, mas o problema é que ela não pode ser produzida no organismo e, como resultado disso, esse aminoácido precisa ser fornecido para o corpo através de uma dieta.

A metionina é realmente um fornecedor de enxofre e alguns outros compostos que nosso corpo necessita para o metabolismo e crescimento normal. Como você sabe, o enxofre é um elemento-chave e muito importante para a nossa vida, pois se você não tiver uma ingestão adequada de enxofre, seu corpo não poderá produzir e utilizar alguns nutrientes antioxidantes.

Logo, a metionina é um nutriente muito valioso, que proporciona inúmeros benefícios para o seu corpo. Por exemplo, médicos europeus estão usando o medicamento como metionina para tratar depressão, inflamações, doenças hepáticas e algumas dores musculares.

Este aminoácido também é benéfico para as pessoas que sofrem de predominância de estrogênio, ou seja, a quantidade de estrogênio no corpo é muito alta em comparação com a da progesterona.

Além disso, as mulheres que tomam contraceptivos orais também podem achar a metionina muito útil, considerando que o estrogênio é eliminado pelo fígado, é bom melhorar a função hepática para reduzir a carga de estrogênio no organismo.

Alimentos Ricos em Metionina


Normalmente, a maioria das pessoas não precisa tomar a suplementação de metionina quando está com uma boa saúde. Naturalmente, você pode obter parte desse aminoácido em alimentos ricos em metionina como peru, carne bovina, peixe, carne de porco, tofu, leite, queijo, nozes, feijão e grãos integrais, como a quinoa. Sendo a ingestão diária recomendada de metionina cerca de 10,4 mg por quilograma de peso corporal.

Uma deficiência de metionina pode levar à inflamação do fígado (Esteato-hepatite não alcoólica, NASH), perda de peso, anemia e o aparecimento de cabelos grisalhos. No entanto, um estudo feito em ratos mostrou que uma dieta pobre em metionina também pode prolongar a vida útil e reduzir o risco de câncer.

Referências



Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

0 Comentários de "O que é Metionina? – Função e Alimentos Ricos nesse Aminoácido"

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top