-->

O que é Histidina? – Função e Alimentos Ricos nesse Aminoácido

Descoberto em 9 de abril de 1896 por Ludwig Karl Martin Leonhard Albrecht Kossel, ele isolou este aminoácido a partir dos produtos da hidrólise ácida das protaminas, onde identificou sua estrutura química, e a denominou histidina (L-histidina).

Sendo que em 11 de maio do mesmo ano, Sven Gustaf Hedin descobriu que a histidina é um dos constituintes das proteínas. A primeira síntese da histidina foi descoberta por Frank Lee Pyman em 1911.
estrutura quimica histidina alimentos aminoacido
Estrutura química da histidina

Síntese de Obtenção da Histidina


A síntese de obtenção da L-histidina começa hidrolisando a hemoglobina com ácido clorídrico. O excesso de HCl é eliminado preferencialmente a vácuo, e ao resíduo se acrescenta o ácido 3,4 diclorobenzenosulfónico.

Esse processo gera um precipitado, que é recolhido e, dissolvido em água quente. A dissolução resultante de disulfonato de histidina se trata depois com hidróxido de bário até a sua neutralização. O sulfonato de bário, que é insolúvel, se separa por filtração. O filtrado se concentra a vácuo, assim se cristalizando a histidina.

Função da Histidina


A histidina é conhecida como um aminoácido semi-essencial, pois não é essencial em adultos, mas é essencial na alimentação de bebês e indivíduos com uremia, que é um distúrbio renal onde os rins não filtram mais adequadamente. Além disso, a histidina também é um aminoácido essencial para os animais.

No organismo, ela é transformada por descarboxilação em histamina. Esta reação pode ocorrer nos intestinos como parte do processo de putrefação bacteriana, sendo que também se apresenta em nos tecidos lesionados ou destruídos.

Esse aminoácido tem a função de regular e utilizar os oligoelementos essenciais como ferro, cobre, molibdênio, zinco e manganês. A histidina também é essencial na formação de inúmeras enzimas e compostos que contêm metais, como a superóxido antioxidante dismutase.

Enquanto isso, muitos metais tóxicos como mercúrio, chumbo e cádmio, além de ameaçar o excesso de minerais essenciais como zinco e cobre, também estimulam a rápida formação de metalotioneína nas células do cérebro, fígado e rins para proteger essas células.

A metalotioneína precisa da formação de histidina, para que as pessoas sem uma boa alimentação com histidina, cujo corpo esteja contaminado com metais pesados, seja sujeita ao esgotamento das reservas adequadas desse aminoácido, causando deficiências e desordem das enzimas minerais.

Sendo esta condição corporal reconhecida pela disfunção dos compostos dependentes da histidina, associada à baixa concentração plasmática do mesmo.

Além disso, se você não tolera alimentos com enxofre, como brócolis e alho, e mostra níveis elevados de L-cisteína no plasma sanguíneo, isso significa que você sofre da inativação da Histidina e da enzima cisteína dioxigenase dependente de ferro.

Alimentos Ricos em Histidina


A histidina é um aminoácido essencial para os animais, mas não para os humanos. No organismo, ela é transformada por descarboxilação em histamina. Esta reação pode ocorrer nos intestinos como parte do processo de putrefação bacteriana. Também se apresenta em nos tecidos lesionados ou destruídos.

Existem diversos alimentos ricos nesse aminoácido, sendo que a histidina pode ser encontrada em fontes alimentares como carne de porco, cordeiro, frango, peru, peixe, soja, feijão, leite, queijo, nozes, sementes, grãos integrais e ovos. A ingestão diária recomendada de histidina é de 10 mg por quilograma de peso corporal.

A L-histidina é um aminoácido que pode ser levemente ácido ou fortemente ácido dependendo da síntese de obtenção feita em laboratório. No entanto, no nosso organismo ela é levemente acida, sendo um aminoácido constituinte da maior parte das proteínas conhecidas.

Referências


Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

4 Comentários de "O que é Histidina? – Função e Alimentos Ricos nesse Aminoácido"

3 de dezembro de 2017 às 22:25

Olá, em leitura do livro "Princípios de Bioquímica de Lehninger" edição de 2002, percebi que os autores (Nelson e Cox) classificam a histidina como positivamente carregada e básica. Porém, no seu texto, você a classifica como altamente ácida. Pode estar havendo algum engano?

4 de dezembro de 2017 às 15:03

Olá Isabel

Essa informação eu encontrei em uma antiga enciclopédia de química (citada nas referencias)na página 118 dela. Talvez hoje em dia o processo de obtenção dela seja bem diferente, resultando em uma histidina menos ácida.

Anônimo
23 de abril de 2020 às 22:16

Olá Pedro
Tem como o aminoácido histidina ser uma base?

24 de abril de 2020 às 14:20

Olá Anônimo

Na época que escrevi esse artigo, eu pensava que a histidina era altamente ácida, pois eu tinha visto isso em uma antiga enciclopédia de química (citada nas referencias). No entanto, após ser questionado pela leitora, eu descobri que a histidina possui em sua composição o imidazol, que é um componente anfotérico, ou seja, graças a esse componente a histidina pode reagir como ácido e como base, logo pode existir histidina básica dependendo do meio em que ela está.

Apesar de ser estranho ver um amino “ácido” ser básico

Espero ter tirado sua duvida

Um abraço

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top