-->

Ácido Iodogorgoico (3,5-diiodotirosina) – Aminoácido

O ácido Iodogorgoico (3,5-diiodotirosina) é um aminoácido que foi descoberto por Ferdinand Heinrich Edmund Drechsel em 1894, que a isolou a partir do coral Gorgonia Cavolini, e a denominou de ácido iodogorgoico. Sendo que em 1905, H.L Wheeler e G.S Jamieson descobriram como obtê-la através de uma síntese.

3,5-diiodotirosina acido iodogorgoico beneficios
Estrutura química do acido iodogorgoico (3,5-diiodotirosina)

Síntese de Obtenção da Diiodotirosina


A diiodotirosina pode ser encontrada nas esponjas, no esqueleto do coral (gorgonia), nas proteínas iodadas e na tiroglobulina. A síntese de obtenção é a partir da hidrólise alcalina de esponjas. Os produtos da hidrólise são neutralizados com ácido, e se precipita a DL-diiotirosina (forma racêmica da diiodotirosina), que depois se cristaliza.

A diiodotirosina também pode ser obtida por uma síntese, através do tratamento da tirosina com cloreto de iodo em ácido acético a uma temperatura próxima de 60º C. Na dissolução resultante, se acrescenta tiosulfato de sódio para reduzir o excesso de cloreto de iodo. Logo, por adição de amoníaco, se precipita a DL-diiodotirosina (forma racêmica da diiodotirosina), que se cristaliza.

Diiodotirosina e sua Relação com a Tirosina e a Tiroxina


A diiodotirosina não é essencial na alimentação do homem e nem na dos animais. No entanto, este aminoácido aparece como precursor da tiroxina, que é o principio ativo da glândula da tireoide.

Sabe-se que mediante o iodo isotópico tem se demonstrado que a tirosina se converte primeiramente em diiodotirosina, e esta se dirige a glândula da tireoide, onde se transforma em tiroxina.

Referências


  • Enciclopédia Química – Clark-Hawley-Harmor- Omega- Barcelona-Espanha-1961.
  • Microbiologia 10º edição – Tortora-Funke-Case- Aritmed- São Paulo- Brasil- 2012.

Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

0 Comentários de "Ácido Iodogorgoico (3,5-diiodotirosina) – Aminoácido"

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top