-->

O que é Prolina? – Função, Benefícios e Alimentos Ricos nesse Aminoácido

A prolina (L-prolina) foi o segundo aminoácido sintetizado antes de sua presença como produto da hidrólise da molécula de proteína ser estabelecida. Em 1900, Richard Martin Willstätter investigando a posição do grupo carboxila na N-metilprolina, conseguiu obter esse aminoácido a partir de uma síntese.

Em 1901, Hermann Emil Fischer conseguiu isola a prolina a partir do hidrolisado ácido da gelatina, usando um éster.

No processo de Fischer, ele fez uma síntese da Prolina a partir do éster propil malônico da ftalimida hidrolisando a caseína com ácido clorídrico, com a consequente esterificação dos aminoácidos e uma seguinte destilação dos esteres.
estrutura quimica prolina formula alimentos ricos
Estrutura química da prolina

Síntese de Obtenção da Prolina


A síntese de obtenção da prolina começa depois de se separar a arginina do hidrolisado ácido da gelatina com o ácido flaviónico. Após a separação, se acrescenta a solução separada uma mistura de rodanilato de amônio em álcool metílico. 

A mistura é resfriada, e se coleta o rodanilato de prolina, que se recristaliza a partir de uma dissolução alcoólica acidificada. O ácido rodanílico é eliminado, quando o produto cristalino é tratado com piridina, assim se obtendo a prolina.

A forma racêmica da prolina, a DL-prolina, pode ser sintetizada através da condensação do éster malônico de sódio com brometo de trimetileno. Ao produto resultante se adiciona bromo a frio, para produzir o éster dibromopropilmalónico. Depois esse composto é tratado com amônia em presença de metanol, e é saponificado com hidróxido de bário, para se obter a DL-prolina.

A Função e os Benefícios da Prolina


A Prolina é um componente essencial do colágeno e, portanto, ela é vital para o bom funcionamento das articulações e tendões. Além disso, este aminoácido ajuda a manter e fortalecer os músculos do coração. 

No entanto, ela considerada um aminoácido não essencial, pois pode ser obtida a partir do ácido glutâmico, logo não é tão necessário obter esse aminoácido a partir de fontes alimentares. 

Em outras palavras, o corpo humano é capaz de produzir prolina o suficiente para seu próprio uso. Como boa parte dos outros aminoácidos, o prolina também tem a função de ser utilizada como fonte de energia para o corpo. 

Quanto aos benefícios desse aminoácido, a prolina é reconhecida por ser benéfica por causa de duas características. Em primeiro lugar, ela é a responsável pela criação de colágeno e, em segundo lugar, ela ajuda a diminuir as arterioscleroses, que são processos onde ocorre o endurecimento, a perda de elasticidade e o espessamento progressivo das paredes das artérias. 

Para entender melhor a aterosclerose, a prolina impede o seu aparecimento da seguinte maneira: toda vez que o seu coração bate as suas artérias se expandem e contraem, a menos que um pouco de gordura seja acumulada nas paredes das artérias, sendo essa condição conhecida como aterosclerose. Essa doença provoca um aumento progressivo da pressão arterial que pode afetar coração, rins e outros órgãos vitais. 

Nesse caso, a prolina pode ajudar sua artéria a se esticar e voltar ao tamanho e forma normal. Essa capacidade do aminoácido é essencial para manter os níveis de pressão adequados em todo o corpo, bem como para o transporte de sangue a longa distância pelo sistema circulatório. 

Como podemos ver, a falta de prolina pode causar uma série de problemas no corpo humano. Por exemplo, isso pode levar a várias tensões ou rasgos nos tecidos moles do corpo humano. Além disso, a falta desse aminoácido também pode ser responsável por uma cura bem mais lenta do que o normal. 

Alimentos Ricos em Prolina


Dentre os alimentos ricos em prolina estão a carne, frango, peixe, geleia, repolho, soja, cebolinha, espargos, amendoim, trigo, agrião, pepino, grão de bico, tremoços. 

Como vimos acima, ela não é essencial na alimentação humana e também não é essencial na alimentação animal, mesmo sendo um constituinte da maioria das proteínas. No entanto, esse aminoácido é um componente essencial do colágeno, que está presente no corpo inteiro. 

Referências



Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

0 Comentários de "O que é Prolina? – Função, Benefícios e Alimentos Ricos nesse Aminoácido"

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top