-->

O que é Fenilalanina? - Função e Alimentos Ricos nesse Aminoácido

A fenilalanina (L-fenilalanina) é um aminoácido que foi descoberto por Ernst Schulze e Johann Barbieri que obtiveram a fenilalanina a partir de mudas de Lupinus Zuteus (tremoço-amarelo) em 1879. Depois em 1883, Richard August Carl Emil Erlenmeyer e A.Lipp a obtiveram através de uma síntese, que esclareceu sua estrutura química, e a chamaram de fenilalanina.

estrutura quimica fenilalanina função alimentos
Estrutura química da Fenilalanina

Síntese da Fenilalanina


A fenilalanina é muito difícil de ser isolada em estado puro. Sendo obtida a partir dos produtos da hidrólise ácida da hemoglobina, da que já está separada da leucina. O filtrado livre de leucina é tratado com ácido 2,5-dibromobenzeno-sulfónico e depois é resfriado.

Deposita-se o 2,5dibromobenzeno-sulfonato de L-fenilalanina, que é separado por filtração, se recristaliza, e o produto cristalino se trata com piridina. Recolhe-se a fenilalanina bruta, e a dissolve em uma mistura quente de água e álcool. Acrescenta-se amoníaco diluído, obtendo se assim a L-fenilalanina.

A fenilalanina racêmica (DL-fenilalanina) é preparada através da bromação do ácido fenil-propiónico, que depois de bromado, é tratado com amoníaco, produzindo se assim a DL-fenilalanina.

Função da Fenilalanina e a Rara Doença de Distúrbio Metabólico (Fenilcetonúria)


A L-fenilalanina é um aminoácido essencial na alimentação do homem e dos animais. Sendo abundante como constituinte da maior parte das proteínas. No organismo animal, a fenilalanina é um precursor que se transforma facilmente em tirosina, combinada com a qual leva à formação de adrenalina.

Por sua vez, a adrenalina é convertida em uma substância química do cérebro utilizada para produzir noradrenalina, que é responsável por promover a atenção e a memória, e também pela elevação do humor e pela supressão do apetite.

Como a noradrenalina afeta o humor, várias formas de fenilalanina são sugeridas para tratar condições como falta de energia, problemas de memória, depressão, confusão, diminuição da atenção e falta de apetite, todos considerados como causados pela deficiência de fenilalanina.

Este aminoácido também é um importante composto intermediário, pois, a partir dele as glândulas suprarrenais sintetizam epinefrina e o arterenol, mediante a conversão em tirosina e dihidroxifenilalanina, descarboxilação e transformação em arterenol. A metilação do arterenol produz a epinefrina.

Existe um distúrbio metabólico raro ,a fenilcetonúria, que ocorre em pessoas que não possuem uma enzima necessária ao organismo humano para utilizar a fenilalanina. Como resultado disso, o distúrbio causa altos níveis desse aminoácido, que por sua vez pode levar a um retardo mental grave e irreversível, se não for tratado antes das três semanas de idade.

Devidos a isso, todos os recém-nascidos devem ser testados para esse distúrbio durante os primeiros 2-3 dias de vida, pois as pessoas que sofrem com isso tem que comer uma dieta evitando a fenilalanina.


Benefícios e Alimentos Ricos em Fenilalanina


De acordo com várias pesquisas, esse aminoácido pode oferecer vários benefícios e também pode ajuda a tratar a dor crônica, fortalecer o efeito da radiação UVA em pessoas com vitiligo e até na doença de Parkinson.

Existem estudos em animais que sugerem que a fenilalanina é capaz de melhorar as dificuldades de locomoção, rigidez, dificuldades de fala e depressão causada pela doença de Parkinson. Finalmente, a fenilalanina é considerada útil no tratamento da depressão, pois esse aminoácido estimula a produção de substâncias químicas cerebrais como dopamina e norepinefrina, sendo isso algo que já vimos acima.

A fenilalanina é um aminoácido essencial que atua como um componente básico para as proteínas, indicando que, embora seu corpo exija esse aminoácido para a saúde, ele é incapaz de produzi-lo por si só, logo a única maneira de satisfazer sua demanda por fenilalanina e obtê-la através de alimentos.

Existem diversos alimentos ricos em fenilalanina, dentre eles estão chocolate, queijo, feijões, leite, nozes, ovos, ervilhas, peixe, frango, soja, carne, etc.A ingestão diária recomendada de fenilalanina é de cerca de 12,5 mg por quilograma de peso corporal.

Referências


  • Enciclopédia Química – Clark-Hawley-Harmor- Omega- Barcelona-Espanha-1961.
  • Microbiologia 10º edição – Tortora-Funke-Case- Aritmed- São Paulo- Brasil- 2012.
  • https://aminoacidsguide.com/Phe.html (acessado em 12/04/2020 as 16:38)

Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

2 Comentários de "O que é Fenilalanina? - Função e Alimentos Ricos nesse Aminoácido"

Anônimo
13 de abril de 2020 às 21:59

Tem alguma chance da tirosina se transforma em fenilalanina no organismo?

14 de abril de 2020 às 10:05

Olá anônimo

No organismo animal, a fenilalanina se transforma facilmente em tirosina, mas o inverso não ocorre.

Espero que tenha entendido

Um abraço

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top