-->

Bactérias Quimioautotróficas

As bactérias quimioautotróficas são seres que utilizam os elétrons de compostos inorgânicos reduzidos como fonte de energia (processo que é conhecido como quimiossíntese) e o dióxido de carbono (CO2) como sua principal fonte de carbono.

Sendo esse dióxido de carbono (CO2) fixado no ciclo de Calvin-Benson e, a energia obtida através da oxidação desses compostos inorgânicos (denominada fosforilação oxidativa), armazenada como ATP.

As fontes inorgânicas de energia variam de bactéria para bactéria. Sendo que, dependendo da fonte de energia usada, a bactéria recebe uma certa denominação.

Existem diversos tipos de bactérias que obtém energia através de fontes inorgânicas. Sendo que entre essas bactérias estão as:

Hidrogêniobacterias (hydrogenomonas)

São bactérias que conseguem oxidar hidrogênio gasoso, para a obtenção de energia. Sendo que além do hidrogênio, essas bactérias também conseguem utilizar compostos orgânicos, para a obtenção de energia. Sendo a oxidação do hidrogênio gasoso representado pela seguinte equação.

${{H}_{2}}+\frac{1}{2}{{O}_{2}}\to {{H}_{2}}O+energia$

Sendo as Hidrogêniobacterias mais conhecidas, as Ralstonia eutropha.

ralstonia eutropha
ralstonia-eutropha

Nitrobactérias (bactérias nitrificantes)

São bactérias que conseguem oxidar compostos nitrogenados, para a obtenção de energia. Essas bactérias possuem grande importância para o meio ambiente e agricultura. Devido a sua capacidade em oxidar os compostos nitrogenados, essas bactérias são importantíssimas no ciclo do nitrogênio (também chamado de ciclo de azoto).

nitrosomonas
Bactérias nitrosomonas


Essas bactérias são dividas em 2 gêneros


Nitrobacter: Esse gênero de bactéria oxida a amônia (NH3) em nitrito (NO2-), para a obtenção de energia. Sendo essa oxidação representada pela seguinte equação.

$N{{H}_{3}}+\frac{1}{2}{{O}_{2}}\to NO_{2}^{-}\left( Nitrito \right)+{{H}^{+}}+{{H}_{2}}O+energia$

Nitrosomonas: esse gênero de bactéria oxida nitrito (NO2-), em nitrato (NO3-) para a obtenção de energia. Sendo essa oxidação representada pela seguinte equação.

$NO_{2}^{-}+\frac{1}{2}{{O}_{2}}\to NO_{3}^{-}\left( Nitrato \right)+energia$

Sulfobacterias (bactérias sulfurosas)


São bactérias que oxidam compostos sulfurosos, para a obtenção de energia. Essas bactérias quimioautotróficas são capazes de obter energia pela oxidação de formas reduzidas de enxofre, como o sulfeto de hidrogênio (H2S) ou o enxofre elementar (S0), em sulfatos (SO42-). Dentre essas bactérias estão:

Thiobacillus thiooxidans: esse gênero de bactéria obtém energia através da oxidação do enxofre elementar (S0). Sendo essa oxidação representada pela seguinte equação.

$S+{{H}_{2}}O+\frac{3}{2}{{O}_{2}}\to {{H}_{2}}S{{O}_{4}}+Energia$



Thiobacillus ferrooxidans: esse gênero de bactéria obtém energia através da oxidação do enxofre elementar (S0) e do minério de ferro. Sendo a oxidação do ferro representada pela seguinte equação.

$F{{e}^{2+}}\to F{{e}^{3+}}+{{e}^{-}}+Energia$

Beggiatoa alba: esse gênero de bactéria obtém energia através do o sulfeto de hidrogênio (H2S) e acumula grânulos internos de enxofre.

beggiatoa alba
beggiatoa-alba

Referências


Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

4 Comentários de "Bactérias Quimioautotróficas"

Anônimo
7 de novembro de 2018 às 15:47

Opa, eu quero te fazer uma pergunta vc sabe o que são as bactérias litotróficas?

7 de novembro de 2018 às 20:31

Olá anônimo

As bactérias litotróficas são bactérias que usam compostos inorgânicos, tais como água, sulfureto de hidrogênio (H2S) ou amônia (NH3) como fonte de energia. Um exemplo desse tipo de bactéria é a Beggiatoa que é uma bactéria que vive em ambientes sulforosos e obtém energia a partir da oxidação do sulfeto de hidrogênio (H2S).

26 de novembro de 2020 às 22:26

Porque esse tipo de metabolismos resulta exótico?

27 de novembro de 2020 às 13:57

Olá Amanda

Eu não entendi direito a sua pergunta :(

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top