-->

Número de Reynolds (Re)

Descoberto por Osborne Reynolds em 1883, o número de Reynolds (Re) é um número adimensional usado em mecânica dos fluidos para o cálculo do regime de escoamento (regime que pode ser: Laminar ou Turbulento) de um determinado fluido, podendo ser esse escoamento: dentro de uma tubulação ou sobre uma superfície. O número de Reynolds é geralmente usado em projetos de tubulações industriais e asas de aviões.

Definição


O número de Reynolds é uma relação entre forças de inércia e forças viscosas, que pode ser expressa por:

formula numero reynolds equaçao

sendo:

  • V- velocidade média do fluido
  • D - o diâmetro para o fluxo no tubo
  • μ - viscosidade dinâmica do fluido
  • ρ - massa específica do fluido
  • ν– viscosidade cinemática do fluido

Regime de escoamento


O número de Reynolds é usado para avaliar a estabilidade de um fluxo, indicando se o fluido flui de forma laminar ou turbulenta.


Escoamento Laminar


O escoamento laminar ocorre quando as partículas de um fluido se movimentam ao longo de trajetórias bem definidas, apresentando lâminas ou camadas (daí o nome laminar), que preservam suas características  durante o escoamento.

Nesse tipo de escoamento, a viscosidade age no fluido no sentido de amortecer a tendência de surgimento da turbulência. Sendo que este escoamento ocorre geralmente a velocidades baixas e em fluídos que apresentem grande viscosidade.

escoamento laminar


Escoamento turbulento


O escoamento turbulento ocorre quando as partículas de um fluido não se movimentam ao longo de trajetórias bem definidas, ou seja, as partículas descrevem trajetórias irregulares, com movimento aleatório, produzindo uma transferência de quantidade de movimento entre regiões de massa líquida. Este escoamento é comum na água, cuja viscosidade é relativamente baixa.

escoamento turbulento


Referências


Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

2 Comentários de "Número de Reynolds (Re)"

30 de abril de 2020 às 21:37

quais são as gradezas que influenciam o numero de Reynolds?
E a partir de qual valor indica alguma mudança?

1 de maio de 2020 às 18:49

Olá Anônimo

Todas as variáveis da equação podem influenciar, sendo elas, a velocidade media do fluido, o diâmetro para o fluxo no tubo, a viscosidade do fluido, e a sua massa específica. No entanto, a variável que mais influencia é a velocidade, pois você pode controlar ela facilmente em um equipamento.

Respondendo a segunda pergunta, o fluxo é laminar quando Re é menor que 2000, sendo que o escoamento muda de laminar para turbulento no intervalo de 2000 a 4000 para o número de Reynolds.

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top