-->

Destilação Simples: Funcionamento, Vantagens e Desvantagens do Processo

A destilação simples é um processo de separação, usado para separação de uma mistura liquida que contenha dois compostos (por exemplo, uma mistura que contenha água e álcool) através da diferença de volatilidade.

esquema processo destilaçao simples laboratorio
Esquema detalhado da aparelhagem utilizada para o processo de destilação simples em laboratório

Funcionamento do Processo de Destilação Simples


O funcionamento do processo de destilação simples, como o próprio nome já diz é bem simples. A separação da mistura liquida de dois compostos se da pela diferença de volatilidade, ou seja, a separação dos compostos se pela facilidade de que uma das substâncias tem de passar do estado liquido para o gasoso em relação à outra, logo quando se aumenta a temperatura de aquecimento, o composto mais volátil tende a evaporar primeiro.

Para se realizar esse processo, uma mistura liquida deve ser colocada em um balão de destilação juntamente com algumas pedras de ebulição, que são como pequenos caquinhos de porcelana que possuem uma superfície irregular de alta porosidade.

Essas pedras de ebulição fornecem uma grande superfície de contado para as micro bolhas, que se formam na solução, controlando-as, evitando um excesso de turbulência na ebulição.

pedras ebuliçao caquinhos porcelana
Pedras de ebulição (também conhecidas como caquinhos de porcelana)

Depois disso, o balão com a mistura começa a ser aquecido até a temperatura de ebulição do composto mais volátil, produzindo se um vapor com alta concentração do componente mais volátil (composto com menor ponto de ebulição), que é forçado a sair do balão e, passar pelo condensador (que é um tubo de vidro cercado por um fluxo contínuo de água termostatizada), onde é condensado em contato com as paredes frias do condensador, e recolhido em um recipiente.

O liquido obtido na destilação recebe o nome de destilado, e o liquido remanescente no balão recebe o nome de resíduo.

esquema aparelhagem utilizada processo destilação simples
Esquema de aparelhagem utilizado para o processo de destilação simples

Vantagens e Desvantagens do processo


A vantagem desse processo é que ele é um método bem rápido e fácil de destilação, porém só tem bom rendimento, quando os dois compostos da mistura têm uma grande diferença volatilidade, ou seja, se os dois compostos tiverem pontos de ebulição razoavelmente próximos, logo vai ser maior a concentração do menos volátil no destilado, com isso, a eficiência da destilação vai ser muita baixa.

Portanto, a desvantagem desse método é que não vale a pena usar ele, quando as substâncias possuem uma diferença de volatilidade bem pequena.

Referências

  • Arthur I. VOGEL. “Química Orgânica – volume 1 – analise orgânica qualitativa”
  • CANTON. Apostila de Química Geral Experimental III , 2001.
  • http://www.qmc.ufsc.br/qmc5230/aula02/destsimples.html (Acessado em 6/10/2012 as 23:30)
  • Notas de química geral, Pedro Coelho, Santos, São Paulo, 2011.

Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

0 Comentários de "Destilação Simples: Funcionamento, Vantagens e Desvantagens do Processo"

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top