-->

Processo de produção da vodka (vodca)

A vodka ou vodca é uma bebida incolor que contem água e etanol, que é produzida a partir de um processo de fermentação de substâncias como tubérculos, grãos, melaço e muitas outras substâncias em quantidades insignificantes, como sabores e impurezas, que passam por um rígido processo de destilação (ou em alguns casos múltiplas destilações) visando deixar a bebida com a máxima pureza.

A concentração alcoólica da Vodka varia de 35 a 50% por volume, dependendo das leis impostas pelo governo do país.

vodka absolut vodca produçao
Varias garrafas de vodka Absolut

Origem da vodka


A concentração alcoólica da Vodka varia de 35 a 50% por volume, dependendo das leis impostas pelo governo do país.

A vodka surgiu na Europa oriental, não se sabendo ao certo que pais que inicio sua produção, com isso, gerando certa briga entre os países da Europa oriental pela invenção da bebida. Entretanto, a palavra "vodka" é de origem russa, cujo seu surgimento é datado do século XIV e, significa o diminutivo de água, ou seja, aguinha.


Processo de Produção da Vodka


O processo de produção da vodka é um processo complexo de varias etapas, que envolve ingredientes variados. Esse processo pode ser resumido nas seguintes etapas: moagem de grãos, maltagem, fermentação, destilação e retificação, filtragem e purificação, aromatização e envasamento.

esquema processo produçao vodka vodca fabricaçao
Esquema do processo de produção da vodka (vodca)

Moagem de grãos


A moagem de grãos é um pontapé inicial na transformação do malte na vodka. Nessa etapa da moagem, os grãos e cereais (ou tubérculos) são triturados para poderem ir para a maltagem. Nesse processo, vocês também podem usar vegetais e frutas que são ricos em açúcar, como a beterraba, batata, uva, etc.

moedor graos produçao bebidas alcoolicas
Moedor de grãos para a produção de bebidas alcoólicas 

Maltagem


Quando os grãos são colhidos, eles não apresentam enzimas para quebra do amido do malte em açucares menores, logo se faz necessário fazer a maltagem triturando esses grãos e misturando com água para formar um mosto (mistura açucarada).

processo maltagem cereais graos
Processo de maltagem dos grãos

Fermentação


Após a maltagem, o mosto passa por um processo anaeróbico (processo sem a presença de oxigênio) de fermentação em um tanque hermeticamente fechado, onde é adicionado microorganismos anaeróbicos (fungos e bactérias) ao mosto, para consumir o açúcar do mosto e produzir álcool.


Tanque fermentação graos cereais
Tanque de fermentação dos grãos

Destilação e retificação


Na destilação, a concentração alcoólica do mosto pode ser aumentada, pois o álcool e a água evaporam em temperaturas diferentes, 76ºC e 100ºC. Assim tornando possível fazer a destilação.

Na destilação, como as temperaturas de ebulição são bem próximas, uma destilação às vezes não acaba sendo suficiente para se aumentar bem a concentração de álcool, logo se faz necessário fazer duas ou mais destilações para se obter um bom aumento na concentração de álcool.

Após a destilação, a vodka ainda apresenta muitas impurezas do mosto e, devido a isso segue para o retificador, que tem o papel de remover boa parte das impurezas. Após o processo de retificação ainda sobram impurezas que só serão eliminadas no processo de Filtragem e Purificação da bebida.

destilação e retificação da vodka vodca
Aparelhagem utilizada para a destilação e retificação de vodka

Filtragem e purificação


Enquanto outros destilados mantêm o sabor e o aroma, a vodka tem essas características removidas, tornando-se um destilado mais claro e extremamente puro. Grande parte das impurezas é removida pela destilação e retificação. Sendo ainda necessário fazer uma filtragem para deixar a vodka com a menor concentração possível de impurezas.

Atualmente o processo de filtragem da vodka pode ser feito em três etapas, sendo a primeira com um filtro de carvão ativado, a segunda etapa com um filtro de filtragem fina para remover as partículas muitos de finas de impureza e, a filtragem final no filtro de cartucho é para remover as impurezas que passaram pelas filtragens anteriores.

filtro cartucho cilindro poroso permeavel
O filtro de cartucho é um cilindro poroso permeável que pode ter diversas dimensões. Esse tipo de filtro pode ser montado em vasos de pressão de diversos tamanhos e são geralmente usados para separar sólidos de líquidos. 

Nesse processo, a vodka é bombeada lentamente através de colunas de carvão ativado e depois passa pelo filtro de filtragem fina e pelo filtro de cartucho; em um processo que dura cerca de 8 horas, para se obter uma vodka brilhante e cristalina.

Aromatização da vodka


A aromatização é um procedimento utilizado para ocultar sabores e odores indesejáveis da vodka, a partir de ervas, frutas, pimenta, café, etc. Esse processo além de ocultar sabores e odores da vodka, também acrescenta um sabor diferente ao álcool puro, tornando-o mais palatável

Atualmente muitas marcas produzem vodkas de vários sabores, permitindo uma maior variação de coquetéis.

Envasamento da vodka


Nessa fase de envasamento, a vodka é colocada em garrafas, latas e barris.

engarrafamento vodkas
Vodkas sendo engarrafadas

Referências



Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

8 Comentários de "Processo de produção da vodka (vodca)"

17 de janeiro de 2016 às 18:49

Gostei da matéria e sua explicação de forma clara, mas poderiam colocar também todos os equipamentos envolvidos na produção da Vodka para aqueles queiram entender um pouco mais.

17 de janeiro de 2016 às 23:51

Olá Haroldo

Fico feliz que tenha gostado =) . Futuramente, eu vou estar atualizando essa postagem, colocando mais imagens =).

Um abraço

14 de setembro de 2019 às 20:59

TENHO UM PROJETO DE PRODUZIR ÁLCOOL DA BATATA DOCE...ACHEI UMA BOA OPÇÃO A PRODUÇÃO DE VODKA, AUMENTARIA MAIS UMA ETAPA A DE CONVERSÃO DO AMIDO EM AÇÚCAR...AGREGARIA VALOR...O ÁLCOOL É MUITO BOM PARA SER VENDIDO COMO COMBUSTÍVEL...PARABÉNS PELO TEXTO

16 de fevereiro de 2023 às 19:08

Muito

16 de fevereiro de 2023 às 19:09

Muito obrigado, usei este para conhecer o processo e poder sugerir automação para um cliente.

18 de fevereiro de 2023 às 19:54

Fico feliz em ter te ajudado nesse projeto :)

Anônimo
10 de junho de 2023 às 13:31

Você sabe se existe vodka de café?

10 de junho de 2023 às 22:13

Olá Anônimo

Sim, ela existe e eu já ouvir falar dela faz um certo tempo. A vodka de café é uma mistura de café expresso, vodka e água com gás. Ela é geralmente servida com gelo e normalmente decorada com algumas gotas de licor de café.

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top