-->

Ácido Clorídrico (HCl): obtenção, usos e toxicidade

O cloreto de hidrogênio (HCl) é um gás incolor, mais denso do que o ar, tóxico e tem odor irritante. Ele se liquefaz a - 83 ºC e, é muito solúvel em água (cerca de 420g de HCl por Kg de água a 20 graus Celsius a 1 atm de pressão) e, quando está diluído em água recebe o nome de ácido clorídrico.

frasco acido cloridrico
Frasco contendo ácido clorídrico
O ácido clorídrico foi descoberto pelo alquimista islâmico Jabir ibn Hayyan (também conhecido pelo nome latino Geber) ao redor do ano 800, esse ácido é um forte corrosivo comumente usado em laboratórios de química. Sendo ele um dos componentes do ácido gástrico (suco gástrico), que é encontrado no estômago.

retrato jabir ibn hayyan
Retrato de Jabir ibn Hayyan
O ácido clorídrico constitui a maior parte do ácido gástrico (fluido digestivo) produzido no estômago. Em um processo complexo que demanda uma alta carga energética, as células parietais (células oxínticas) contêm uma extensa rede de secreção (também chamada canaliculi) a partir da qual o HCl é secretado no lúmen do estômago.

Obtenção do ácido clorídrico


O ácido clorídrico puro e concentrado é uma solução incolor, fumegante mais densa que a água (densidade = 1,19 g/cm3, que corresponde a 38 % de HCl em massa). O gás clorídrico é preparado em laboratório pela reação:


reaçao gas cloridrico laboratorio

Industrialmente pode ser efetuar a mesma reação, ou melhor, ainda, atingir sua segunda etapa com maior aquecimento:

reaçao gas cloridrico industrialmente etapas

Entretanto hoje em dia é preferível se obter gás clorídrico a partir da seguinte reação:

reaçao obtençao gas cloridrico


Em todos esses casos, o gás clorídrico é dissolvido em água, obtendo se então o acido clorídrico. Que é um acido forte, pois apresenta todas as reações características da “função ácida”.

Usos e aplicações do ácido clorídrico


O ácido clorídrico pode ser usado:
  • Na limpeza de superfícies metálicas antes dos processos de eletrodeposição (por exemplo, para limpar chapas de aço antes da galvanização).
  • Nas indústrias de tecidos, couros, colas, papel e etc.
  • Em laboratórios químicos
  • Em sua forma impura, conhecida como ácido muriático, ele pode ser usado para a limpeza de pedras, pisos de casas (para remover os respingos de cal após pintura de uma casa) e etc.
garrafa acido muriatico
Garrafa contendo ácido muriático

Toxicidade e riscos do cloreto de hidrogênio e do ácido clorídrico


O cloreto de hidrogênio (HCl) é um gás incolor altamente corrosivo e tóxico que forma fumos brancos em contato com a umidade, além disso, quando a fumaça de HCL é dissolvida na água se forma o ácido clorídrico.

O ácido clorídrico é altamente corrosivo em contato com tecido corporal. A inalação dos fumos pode causar tosse, sufocação, inflamação do nariz, garganta e trato respiratório superior, e em casos graves, edema pulmonar, falha no sistema circulatório e morte. O contato com a pele pode causar vermelhidão, dor e queimaduras graves na pele. O cloreto de hidrogênio pode causar queimaduras graves nos olhos e danos oculares permanentes.

Por isso antes de manusear esse composto devemos tomar todas as precauções de segurança adequadas para evitar riscos a nossa saúde.

Referências

  • Química Geral Volume 1 Ricardo Feltre e Setsuo Yoshinaga ,Editora Moderna
  • http://www.infoescola.com/quimica/acido-cloridrico/(acessado em 21/07/2012 as 21:58)
  • https://pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/compound/hydrochloric_acid#section=U-S-Exports (acessado em 14/10/2017 as 14:03)
  • A Comprehensive Guide to the Hazardous Properties of Chemical Substances, Pradyot Patnaik, John Wiley & Sons, 25 de mai de 2007.

Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

9 Comentários de "Ácido Clorídrico (HCl): obtenção, usos e toxicidade"

Anônimo
19 de outubro de 2017 às 13:07

Tu sabe onde posso comprar um frasco com ácido clorídrico?

20 de outubro de 2017 às 14:09

Olá Anônimo

Infelizmente, eu não sei como te recomenda um bom lugar para comprar um frasco com ácido clorídrico, pois eu nunca comprei isso e nem sei onde vende :(

9 de novembro de 2020 às 11:49

Qualquer farmacia vende até 5%

Anônimo
17 de maio de 2021 às 18:07

Qual a importância do ácido clorídrico?

17 de maio de 2021 às 21:20

Olá Anônimo

O ácido clorídrico é muito importante para o nosso corpo, pois o mesmo atua na decomposição das proteínas e também mata os micróbios nocivos para o nosso estômago . Além disso, esse composto ativa a ação da enzima pepsina, que é responsável pela digestão das proteínas; e também auxilia na digestão de outros alimentos.

Anônimo
18 de maio de 2021 às 11:34

Qual a função do ácido clorídrico e como neutralizar esse ácido?

18 de maio de 2021 às 12:51

Olá anônimo

Por natureza, a principal função do ácido clorídrico é reduzir o pH de uma solução, ou seja, tornar uma solução ácida. Existem varias bases fortes para neutralizar esse ácido, os médicos geralmente recomendam o leite de magnésia (hidróxido de magnésio) para dar uma neutralizada no ácido clorídrico estomacal.

Já em acidentes rodoviários em que há derramamento de ácido clorídrico, a solução seria lançar soda caustica (hidróxido de sódio) o suficiente para impedir a ação catastrófica desse ácido ao meio ambiente, lembrando que o pH do ácido clorídrico é algo entre 1 e 2.

Anônimo
18 de maio de 2021 às 20:59

O que é o ácido clorídrico puro?

19 de maio de 2021 às 14:00

Olá anônimo

O ácido clorídrico puro é uma solução aquosa de cloreto de hidrogênio gasoso. Esse composto químico possui fortes propriedades corrosivas, um odor forte e irritante e pode possuir uma coloração incolor ou amarelo claro.

O ácido clorídrico puro é geralmente produzido pela síntese direta de elementos, queimando cloro em hidrogênio e, em seguida, absorvendo cloreto de hidrogênio na água. Esse produto é comercializado em solução de 37% a 38%.

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top