-->

Reação de Landolt (Relógio de iodo): Mecanismo e Vantagens

A reação de Landolt , também conhecida como “reação do relógio de iodo”, foi descoberta pelo químico suíço Hans Heinrich Landolt em 1886. Sendo um dos exemplos mais adequados para demonstrar alguns aspectos fundamentais da cinética de reações químicas. A reação de Landolt é demonstrada com frequência em aulas de química no ensino médio.

hans heinrich landolt image
Retrato de Hans Heinrich Landolt

Mecanismo da reação de Landolt


A reação de Landolt consiste em uma solução de iodato de potássio que é adicionada a uma solução acidificada de bissulfito de sódio contendo amido ( indicador de Iodo, responsável pela formação de um complexo azul), que após certo tempo de reação, a mistura inicialmente incolor torna-se subitamente azul.

Essa clássica reação relógio baseia-se na oxidação lenta do íon iodeto a iodo (eq. 2), seguida da redução rápida do iodo novamente a iodeto (eq. 3). O experimento é cuidadosamente montado de modo a esgotar, depois de um período de tempo, o agente redutor, permitindo então que prevaleça a reação lenta de oxidação do iodeto a iodo.

No mecanismo da reação de Landolt, ocorre a seguinte seqüência de reações:

Primeira reação (lenta)


IO3-(aq) +3HSO3-(aq) → I-(aq) +3SO-24(aq) + 3H +(aq) (1)

Segunda reação (lenta)


IO3-(aq) +5I- (aq) + 6H+(aq) → 3I2(aq) +3H2O(I) (2)


Terceira reação (rápida)


I2(aq) +HSO3-(aq) + H2O(I) → 2I-(aq) + SO-24(aq) + 3H+(aq) (3)

Quando todo o bissulfito é consumido, o iodo é acumulado no sistema e a mistura muda rapidamente de cor devido à formação de um complexo azul . Na presença de iodeto, a interação do amido com o iodo leva a uma distribuição de complexos com as espécies I3- e I5-. Mas isso não acaba interferindo no experimento. Portanto simplifica se a representação da formação desses complexos nessa seguinte reação:

I2(aq) + I-(aq) + amido (aq) → amido + I3-(aq) (4)

Vantagem da Reação de Landolt


A principal vantagem da reação de Landolt é que ela apresenta um ponto bem definido para a sua conclusão, se comparada com outras reações que são freqüentemente usadas para experimentos de cinética (como por exemplo ,dissolução de comprimido efervescente).

complexo azul reagente landolt
Complexo azul formado após o bissulfito ser consumido

Referências


Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

0 Comentários de "Reação de Landolt (Relógio de iodo): Mecanismo e Vantagens"

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top